O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

26.ª SESSÃO

EM 9 DE JUNHO DE 1908

SUMMARIO: — Lida e approvada a acta. dá-se conta do expediente. Tem segunda leitura uma proposta do Sr. Feio Terenas, com o fim de se inquirir do estado das escolas primarias, material escolar e forma mais rapida de se adquirirem casas necessarias para se ministrar o ensino. Projectos de lei dos Srs. João de Menezes, sobre serviço militar. Pelo Terenas, sobre registo civil, e outro declarando benemerita a Sociedade Voz do Operario. — O Sr. Arthur Pinto Basto renova a iniciativa de um projecto de lei para conceder uma pensão a D. Anna Rosa Ferreira Brandão. — O Sr. Claro da Ricca realiza o seu aviso previo sobre instrucção publica, fazendo varias considerações, e enviando duas propostas, uma sobre iustrucção secundaria, outra sobre instrucção primaria, a que responde o Sr. Presidente do Conselho. — Vários Senhores Deputados enviam papeis para a mesa.

Na ordem do dia (continuação da resposta ao Discurso da Coroa) usa da palavra o Sr. Antonio da Silveira, que responde ao Sr. Feio Terenas. Segue-se o Sr. Augusto Pereira do Valle, que versando a mesmo assunto, se refere especialmente á marinha de guerra. — O Sr. Presidente participa á Camara que foi procurado por uma grande commissão de vinicultores do centro e sul do país, que lhe entregaram duas propostas relativas á crise vinicola. — continuando a discussão no projecto de resposta ao Discurso da Coroa, tem a palavra o Sr. Deputado Archer da Silva, que faz varias considerações em resposta ao orador precedente. — O Sr. Pinto dos Santos declara que o seu partido não vota nenhuma das moções de confiança apresentadas ao Governo.— A requerimento do Sr. Mendes Leal é julgada a materia discutida.— O Sr. Presidente anuuncia que vão ler-se as moções. — O Sr. Pereira dos Santos declara, em nome da commissão, que ella não approva a moção do Sr. Pedro Martins. Trava-se discussão entre varios Deputados. — Requerida pelos Srs. Rodrigo Pequito e José Cabral votação nominal sobre as moções dos Srs. Sabino Coelho e Moreira Junior, a primeira foi approvada por 101 votos, a segunda por 98 e ambas rejeitadas por 17 votos. — Falam para explicações os Srs. Pinto dos Santos e Pereira dos Santos.