O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(109

esperava encontrar depois de continuadas, e repetidas experiências que jádeviam ter feito cessar preconceitos, e mudar de convições:" se eu me persuadisse que ainda hoje viria encontrar as mesmas dif-ficuldades que se encontraram sempre nos precedentes Parlamentos , eu teria resistido como sempre, as instancias dos meus amigos, eu nãoacceitaria o mandato de Deputado, para que em meu nome viesse outro , que melhor, e rnais felizmente podesse levar a effeilo, o que eu não possa conseguir, entretanto em quanto estiver nesta Camará farei por empregar todo o meu zelo e energia , redobrarei de esforço por conseguir desta Camará o remédio para os males do Douro, embora seja importuno , embora eu já seja alcunhado por alguém nesta Camará como o Deputado dos vinhos, embora o seja, seguirei o exemplo "de certo Deputado que nas Cortes de 1821 —- foi alcunhado dentro da Camará, e fora delia o Deputado dos peixes—por instar, pedir, e solicitar com demasiado zelo e frequência, previdentes melhoramentos ás pescarias do Algarve. Oxalá que o Deputado dos vinhos seja tão bem succedido conxo o Deputado dos peixes; pois conseguiu grandes melhoramentos áquclle ramo de industria e riqueza nacional, e obteve: ale o ultimo dia de sua existência as sympatias, e affeiçôes dos seus concidadãos, que hoje ainda se recordam em seu louvor dos benefícios que ao seu zelo devem,-e dos quaes muitas vantagens lêem experimentado, porem não serei eu tão feliz, não serei por certo, Sr. Presidente, porque nem todos tèem os conhecimentos especiaes doCom-mercio e Agricultura dos vinhos do Douro, que oxalá todos tivessem perfeitamente, porque teríamos então todas as mesmas convicções; quando porem eu perder as esperanças de todo, quando eu me convencer que não podem os meus esforços serern úteis ao meu Paiz, resignarei esta cadeira, ficará o logar vago para um outro que tenha ou tnais fortuna, ou mais capacidade para mover vontades, e mudar as convicções.

Sr. Presidente, o Douro está em cormnoçâo, e não ha de ser por certo com a forca bruta que ella ha de ser reprimida, longe de-m i m até um tal pensamento, pois havia de empregar-se a força e a violência contra infelizes que clamam por pão, porque têem fome? Havia empregar-se a força para mais attenuar aquelles desgraçados? Longe de tios, longe de nós taTidéa. Sr. Presidente, seria'maior barbaridade augmentar a maneira aos já miseráveis, au-gmenlar a aflicção aos que estão aflictos, não é, Sr. Presidente, não é com a força bruta que aquel-la. commoçâo se ha de reprimir ; e só com consolações que enxugam as lagrimas, e dando ô pão a quem tem fome, que acornmoção se reprime, o contrario seria um absurdo. Na Inglaterra muitas vezes o povo reage pela fome, e que faz o Governo e o Parlamento? Poupa o sangue do povo; cuida em proporcionar-lhe os meios de subsistência, cuida em dar vida ao povo , e não em tirar-lh'a, façamos nós o mesmo, e veremos corno o mal cessa icnme-diatamènte,

Sr. Presidente, eu vou sendo mais extenso do que devera, porque sendo-me concedida a palavra para uma declaração, e antes da ordem do dia devia resumir-me ao fim para que a pedi. Concluo portanto mandando para a Mesa as Representações das Camarás do Peso, Santa MaHha e Mesãofrio, eu VOL. 2.° —AGOSTO—1842. .

desejava que fossem lidas porque não poderiam ser ouvidas sem commoçâo e a olhos enxutos, e peço a V. Ex.a queira ter a bondade de convidar a Com-missão dos vinhos, a reunir todos os dias para tra-ctarmos de melhoramentos a favor do Douro.

O Sr. /ílòano:—O que eu tenho a dizer sobre •a ordem, Sr. Presidente, foi prevenida pela conclusão do illuslre Deputado.

Sr. Presidente, eu também não declino de modo algum a denominação de Deputados dos Pinhos-j eu não posso declinar de modo nenhum a responsabilidade que reclama uma matéria em que consiste quasi toda a riqueza nacional, e como tal-deve merecer a esta Camará urna especUlissima attên-çâo. São bem sabidas por todos os Deputados, que tem relações com aquelle Paiz, quaes são as suas necessidades. A conclusão da Proposta do illustre Deputado e' para que á Com missão especial dos Vinhos, se remettessem todos os papeis e mais documentos pertencentes a este importantíssimo objecto, corn urgência, afim de apresentar a esta Camará o resultado dos seus trabalhos, ou medidas Legislativas, que dêem lodo aquelle alli.vio que se dezeja, e que favoreçam uma Província tão desgraçada.

O objecto 'que eu tinha a pedir era este. Ainda que os trabalhos que actualmente occupam a Ca* mara , são bastante graves e de muita importância a que os illustres Deputados querem e devem prestar attenção, com tudo bom seria que se podessera dispensar alguns momentos para os poder dar a objecto tão importante como este, e que as ne» cessidades daquella Província reclamam. Concfúo do mesmo modo que o S-r. Deputado sobre este obje-cto.

O Sr. Fonseca Magalhães:—Sr. Presidente, a Commissão dos Vinhos fez a honra de nomear-me seu Presidente, honra que lhe agradeço, não se (em descuidado, nem é composta de membros que se descuidem dos seus deveres, nem eu considero que algum dos Membros desta Camará esteja no caso de merecer esta criminação. Antes do nobre Deputado faltar, já os Membros da Commissão tinham sido convidados por mim para uma reunião boje; os Membros da Commissão empregarão todos os esforços para cumprir com os deveres, que lhes incumbe o mandato desta Ca maré; pouco poderão fazer de per si nas circuinstancias actuaes em que se acha o Paiz relativamente ao objecto de que se tracta; rnas está accordado entre os Membros da Commissão, e outros que o não são, mas Deputados desta Camará que se interesseam corno nós todos, buscarmos todos os meios, todos os recursos, n'uma palavra havemos de consultar quem possa esclarecer a Commissão , e ella tomará este trabalho sobre si afim de offerecer um resultado, que assente nas razões as mais plausíveis, as mais verdadeiras, e que possa ser considerado pelo Corpo Legislativo.