O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

142

isto que é administração, tudo isto está completamente esquecido. (Apoiados.)

Quando a administração de que fiz parte largou as cadeiras do poder, cadeiras que podia occupar ainda se quizesse conserva-las á custa das circumstancias em que se acham collocados os srs. ministros perante o parlamento e o paiz, (Apoiados.) n'essa epocha tinha o governo quasi prompto, ou a ponto de se concluir, um tratado com a nação visinha, pelo qual os dois paizes se obrigavam, n'um dado espaço de tempo limitado, a fazer a construcção dos caminhos de ferro. Eram negociadores n'esse importante assumpto o sr. visconde de Castro, por parte de Portugal, e por parte de Hespanha o ministro plenipotenciario de sua magestade catholica n'esta côrte. Que fez o governo n'este assumpto? Passaram dois annos, estava quasi prompto o tratado. O governo que tem trazido outros tratados á approvação da camara, que a tem encerrado dias e dias a discuti-los, porque não terá trazido esse tratado á approvação das córtes, esse tratado que era um passo decisivo e importante para achar capitaes, (Apoiados) para assegurar que no nosso paiz os caminhos de ferro não fossem uma utopia mas sim uma realidade? Que fizeram, senhores? Não sei o que fizeram, o que sei e que o tratado não existe, porque os poderes publicos não têem conhecimento d'elle.

Deu a hora; peço a v. ex.ª a bondade de me reservar a palavra Para ámanhã.

O sr. José Estevão: —Eu pedi a palavra para um requerimento, e é para requerer que em logar de haver ámanhã interpellações, porque e o dia destinado para ellas, continue a discussão sobre este assumpto. (Apoiados.)

O sr. Maximiano Osorio: — Peço a palavra sobre este requerimento.

O sr. Presidente: — Sobre isto não póde haver discussão.

O sr. Maximiano Osorio: — Peço perdão; v. ex.ª priva-me de um direito que o regimento me concede. V. ex.ª não póde apresentar artigo algum do regimento pelo qual mostre que este requerimento não póde ter discussão.

O sr. Presidente: — Os requerimentos põem-se logo á votação. (Apoiados.) É o mesmo que fiz ha pouco a respeito do requerimento do sr. Lobo d'Avila.

Foi approvado o requerimento do sr. José Estevão.

O sr. Presidente: — Esta decidido que continuo ámanhã-esta discussão. Se por acaso ella findar, passar-se-ha ás interpellações, principiando pela que diz respeito á crise commercial do Douro. Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.