O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

v

aqui ha duas questões distínctaa e separadas; uma de conveniência publica ; e euira da constitucional idade da medida. Pelo que respeilfl á conveniência do serviço, estou intimamente convencido de que con-veoi que os íllustrct Deputados vão exercer os «i«è-teres de seus Empregos; mas., pelo que pertence á constitucionalidade da .medida, par«ce>n>e que convém não le.var a questão de «alto, o ficar para a Sessão seguinte; porqua então, com conhecimento de causa, se poderá decidir um objecto, tão interessante.

O Sr. Presidente: — Creio que 9 Governo não ter» duvida era acceder a isso.

O Sr. Presidente do Conselho : — Sobre tudo, quando não ha grande demora. O Governo nào quer Je» var a questão de assalto, ainda que ella tem sido já dwzidida differentea vezes da mesma forma. O Governo pôde inquestionavelmente vir pedir á Camará, que algum Deputado seja empregado n'u rua Comi missão extraordinária; mas não me aítrevi a pedir isso, porque entendo * que um Deputado nào devjá ser destrahido das suas funrçôes.

O Sr. Folque: —Também não entro na q''iestâ<í que='que' de='de' necessário='necessário' deixar='deixar' e='e' anufiir='anufiir' aj='aj' do='do' ped='ped' posso='posso' q='q' se='se' ma='ma' não='não' fez.='fez.' constitucional='constitucional'>ie nos lecnh';?mo$$ que e^tâo aqui três Lentsâ da E»cho'a Po!ytechaifií; o Sr. José Estevão, e' uma especialida-je qu* f*»* £J-ta, se nào for lá; o Sr. Joié Mura Grande, e tam* bem Lente de Botânica, e como tal fyz faka nos exames de Sciencias Naturais;

23)

O Sr. José Estevão:-~» E« não qu#c$ QU« $ nba pessoa apareça n*uma questão, o a qual 10 faça o menor sacrifício de um principio Constitucional; porque, iodos nós sabemos quanto custa ter uma çarr rei rã direita no meio d'estes aconteftim&nto? políticos e d'estas contrariedades, em que-p h^naeijí é arrastado a um logar que aâo prócer.»; ,aj«.agora tenho ido de urna maneira que noe satisfaz, e queria continuar aiarm. Entretanto, tenho -escrúpulos a este respeito; riâo quero que se faça o menor sacrifício dos princípios constitucionais; e estoq promptô a fazer pela minha parle todos os sacrifícios de t rã bailio , quatv-tas se possam exigir, inclusivamente o retardar a mi* filia partida para as Caldas, que a minha saúde exige que seja proaipta, para a Camará Jornar a este respeito -Mtua resolução qu,e não deixe areslo; porque eu bem sei, que d'aqui pôde Oca r um aresto, para satisfazer prelençoes politicas 4*1 Goywrto , que as não tem agora, porqu» e«íir»4r ILcooioiuici 1'olitica , e BoUflJea j nã^ pôde 3ie a Cain^rn com?>i'ie p serviço publico, cr»*n n salvação do$ princípios .con^ituciona^s, O Sf. Silva Carv&tfa C José) : -— A C0rnmis8Ufi de «»ndat n >meau pa^afd^-r urqa p^i-^e d» Camujis-efpeçi.al dos Vinhas, AO$ Sr». M^aoeJ Gonçalves rpíra,, e Agostinho AHi^no da Silveira Pinto, A Cam

JOSÉ

O REDAÇTOÃ

CASTÃO FREIRE DE MACEDO,

N.° 2.

íte 2 ire

1841.

(Presidência do Sr. J. S. Pinto de Magalhães.)

hamada—Presentes 72 Srs. Deputadoá. Abertura — Depois do meio dia. Acta —*• Approvada.

/ CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS. — Um do Sr. Deputado J. J. Falcão, participando que não pôde comparecer na Camará boje, nem tatvez ámaahã, por se achar molesto. •n- inteirada*

Outro do Sr. Deputado F. J. Mdia, fazendo saber á Camará, 'que por continuar a sua moléstia, ainda não pôde comparecer. — Inteirada.

O Sr. Presidente:—Eu hontem dei para a primeira parle da Ordena do Dia a discussão sobre a licença que o Sr. Ministro do Reino pediu para os Srs. Deputados Lentes da Escola Polyt^chmca poderem assistir aos exames; aias como fsta questão versa sobre Proposta do Governo, parece-me que a Camará não quererá tracta-la sem estar piesente algum dos Srs. Ministros d a Coroa ( sJpoiados); por consequência passo a dar a palavra a alguns 3

PRIMEIRA PASTE DA ORDEM DO DIA.

Representações, Rcqurrimento», Segundas Leituras, eto> \

C) Sr. j4. J. da Costa Carvalho: — E' para par* ticipa*1 á Camará, que a Com missão de Corn inércia e Arte* nomeou pata fazetem parte da Cnm-missâo Especial dos Vinhos os Srs. J. J. Gomes de Castro, e B. M. d'O!iveira Borges.

O Sr. Pessanha: •*— E* para mandar para a Mesa alguns Pareceres da Com missão de Statistica, sobre duas Representações. A Commissão entende que são necessários ^esclarecimentos do Governo.