O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Barão de Almeiritn:— Mando lambem para a Mesa urn diploma, que e do Sr. Visconde de Andaluz, Deputado Eleito por Santarém.

O Sr. Secretario (Rebello de Carvalho) : — Tèern sido mandadas para a Mesa algumas declarações a respeito de alguns Srs. Deputados que faltam por motivo de moléstia, e a Mesa também recebeu Ofli-cios de alguns que estão ausentes da Capital: vou dar conta do que ha a este respeito.

Do Sr. Gomes de Lima, do que por justos motivos não pôde por em quanto comparecer na Ca'mara.

Do Sr. Fonseca Moniz, de que por incommodo de saúde não pôde assistir á Sessão do dia £0 e talvez a mais algumas.

Do Sr. C. M. Gomes, feita na Sessão de hontem, de que faltou á Sessão antecedente por motivo de moléstia.

Do Sr. Barão das Lages, de que faltou ú Sessão de lionlem, e Ia l vê/ faltará á d<_- p='p' de='de' incommodo='incommodo' por='por' hoje='hoje' saúde.='saúde.'>

Do Sr. Oliveira Lima, de que por igual motivo não assistiu ás Sessões antecedentes, nem assistirá á de hoje

Do Sr. Sarmento Sáavedra, de que pelo mesmo molivo não pôde por ora comparecer.

Do Sr. F. A. Barroso, de que não pôde já seguir jornada, mas que brevemente o fará.

Do Sr. GOIIH>S dn Carvalho, de que em consequência do tratamento, a que o obrigam &ru& padecimentos chronicos, não pôde por ora vir á Camará.

Do Sp, Dias d'Oliveira, do que lhe não e possível aprcsentar-se desde já im Cairiam, o que todavia fará logo que possa.

Do Sr. Elias da Cunha Pessoa, de que não pôde comparecer na Sessão do dia 20, nem com parecerá ás seguintes por incommodo de saúde que tem sof-frido.

Do Sr. Pinheiro Osório, de que por se achar sua mãi gravemente doente, não pôde já tomar parte nos trabalhos da Camará.

Do Sr. Visconde d'Azevedo, de que obrigando-o os seus antigos padecimentos a nrn tratamento regular todos os annos, não pôde vir assistir á abertura da Camará, nem mesmo sabe se o poderá fazer rias Sessões seguintes.

Do Sr. Thornaz Northon, de que lhe não per-mitte o seu estado de saúde comparecer ás primeiras Sessões da Camará.

Dos Srs. Frederico Guilherme da Silva Pereira, e J. J. da Silva Pereira, de que não comparecem ern consequência do fallecimenlo de seu irmão o Sr. Condo das Anbis.

O Sr. Presidente: — Na forma do costume os Srs. Secretários ficam encarregados de ir desanojar os Srs. Deputados.

Ò Sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Existem também sobre a Mesa os seguintes

OFFICIOS: — 1." Do Sr. Deputado Costa Carvalho, pedindo que seja dado para ordem do dia e discutido o Parecer da Commissão do Opções, sobre a Proposta que apresentou acerca de ser ou não obrigado a optar, por ter accoitado o logar do Vogal do Supremo Conselho de Justiça Militar, porque julgou do seu dever não comparecer na Carnara, nern continuar a funccionar naquellc Tribunal, em quanto o mesmo Parecer não for resolvido.

2." Do Sr. Adrião Acucio, enviando o requeri-

mento cm que pede a precisa licença para se justificar, em conselho de guerra, de imputações injuriosas, que lhe foram feitas; e remettendo 120 exemplares do mesmo Requerimento para serem distribuídos pelos Srs. Deputados,

Estes dois Ojficios ficaram reservados para quando a Camará estivesse em número.

3." Do Ministério do Reino, acompanhando os papeis relativos ás ultimas eleições de Deputados.

4." Do mesmo Ministério, remettendo as actas e mais papeis relativos á eleição de dois Deputados a que procedeu o collegio eleitoral do circulo de Angola e Benguella.

5.° Do mesmo Ministério, enviando as 'actas e mais papeis sobre a eleição de dois Deputados a que procedeu o collegio eleitoral do districto da Horta.

í!.° Do rnesrno Ministério, acompanhando cópias authenticíis do recenseamento dos cidadãos hábeis para serem eleitos Deputados no districto da Horta.

7." Do mesmo Ministério, remettendo um^exem-plar do Decreto pelo qual se mandou proceder ás ultimas eleições.

8.° Do mesmo Ministério, enviando alguns papeis que lhe foram remettidos do districto de Coimbra, com o fim de manifestar o número de empregados públicos que funccionaratn como Eleitores no collegio eleitoral d'Arganil.

O Sr. Duarte de Campos: — Pedi a palavra para participar qu<_:_ de='de' comparecer='comparecer' saúde.='saúde.' josé='josé' sr.='sr.' o='o' p='p' incommodo='incommodo' por='por' pôde='pôde' derramado='derramado' ignacio='ignacio' pereira='pereira' não='não'>

O Sr. Leonel Tavares:—Sr. Presidente, ha algumas cousas que a Mesa pode decidir por si, ainda que a Camará não esteja em número; entre estas parece-me que podia ser o escrever-se a todos os Srs. Deputados que estão fora de Lisboa, e que participaram que por alguma causa não tinham a fortuna de apparecer. O Sr. Visconde de Azevedo, n'uma carta que escreveu a um dos nossos Gol legas, dizia que efiectivarnente estava alguma cousa incommo-dado; mas que, não obstante o seu incommodo, se visse que era preciso apresentar-se aqui, não teria dúvida em o fazer, mesmo com risco da sua saúde: assim como o Sr. Visconde de Azevedo declarou isto, pôde haver alguns outros Collegas que façam o mesmo.

Também me parece que a Mesa poderia escrever aos Srs. Deputados que estão cm Lisboa, e que ou não estão muito incomrnodados, ou em fim com mais ou menos sacrifício podiam vir (Apoiados). E muito especialmente peço eu a V. Ex." que tenha a bondade de escrever ao Sr. Ministro da Fazenda, que é Membro desta Camará, que se sirva comparecer nas ^Sessões para com a sua presença ajudar a fazer número: ora alguns dos nossos Collegas que são Ofíi-ciaes de Secretaria, o que me parece que tarnbern podiam vir, seria conveniente que viessem igualmente ajudar a fazer número: peço a V. ?]x.a que tenha a bondade do escrever do mesmo modo em geral a to^ dos; mas a estes com especialidade.