O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS 1259

communicar officialmente áquella auctoridade era o dia 1.° de fevereiro do 1880, como sub-delegado de saude, solicitando a sua influencia junto da camara municipal, para que esta, ouvindo os seus modicos, a cujo numero pertenciamos, provesse de remedio.

«Isto deu logar á sessão camararia de 4 de fevereiro, a que fomos convidado, e bem assim os demais medicos da cidade, e pessoas notaveis pela sua posição official.

«Estranhámos este apparato espectaculoso para uma questão que conviria ser tratada em familia, e ainda mais que, depois de tanto bulicio, terminasse em força ou como o mons parturiens... murem.

«Comparecemos, como era de dever, e sendo-nos dada a palavra, começámos por declarar que no bairro de Troino reinava uma doença grave, que já havia enlutado algumas familias, e que, pelos seus caracteres essenciaes, tinhamos capitulado de typho exanthematico, parecendo-nos constituir tuna pequena epidemia; que estas doenças eram geralmente attribuidas á fome, á accumulação de muitos individuos em pequenas casas, e á falta das indispensaveis condições hygienicas, causas que na presente conjunctura se achavam reunidas na classe dos pescadores, tornando se por isso de imprescriptivel necessidade a sua attenuação; que era urgente prover á assistencia publica, soccorrendo e melhorando as condições de alimentação d'aquella classe desgraçada; promover a sua desaccumulação, proporcionando-lhe moradias; e adoptar todas as medidas de limpeza e saneamento, de effeito immediato, do dominio da hygiene municipal. Porém, sendo o typho eminentemente contagioso, propunhamos, alem d'isto, como meio de evitar a propagação do mal, a sequestração dos doentes, devendo ser tratados em separado, e no mais completo isolamento.

«Dispensámo-nos de dizer o modo pratico de realisar estas indicações, para não offender o melindre do medico ao qual fosse commettido este honroso encargo de sua competencia, tendo nós em vista os hospitaes tendas, e um pequeno acampamento civil, enquanto durasse a crise afflictiva, com o fim de desaccumular e facilitar as necessarias beneficiações das casas.»

Isto quanto á epocha em que a epidemia do typho exanthematico começou a manifestar-se em Setubal; resta-nos agora saber como a epidemia se generalisou.

Dil-o tambem o illustre clinico:

«A doença, a que davam o epitheto de molestia reinante, em breve tempo se generalisou a todo o bairro de Troino, havendo ruas preferidas, como as do Ligeiro, das Oliveiras, da Herdade, de S. Francisco e dos Marmelinhos, aonde os individuos atacados se podiam contar pelo numero das portas.

«Chegou a doença ao seu auge nos mezes de março e abril do corrente anno, elevando-se a 200 o numero de enfermos, com a media diaria de 10 atacados, decrescendo então gradualmente, até se limitar a alguns casos raros e isolados no mez de maio, em que o digno medico sanitario declarava officialmente, em 12 do dito mez, achar-se quasi extincta e reduzida aos seus limites ordinarios, porquanto era endemica na cidade. Na verdade tinha-se occultado apparecendo apenas algumas vezes, como triste affirmação de que pretendia aclimar-se, como o typho icterode no Brazil, adquirindo direitos de domicilio.

«E, para noa ficar de lembrança que nem sempre foi mimosa pudica, alem das perdas sensiveis que nos causou, e passaram inapercebidas, talvez por serem julgadas in anima vili, pelos felizes da terra, a quem a molestia popular respeitou, tivemos a lamentar, como victimas illustres da abnegação e do dever, o reverendo sacerdote José Maria de Carvalho e o mallogrado medico Martins da Hora.»

O dr. Hora morreu, pois, victima da sua abnegação. Continuou a exercer a clinica, apesar da epidemia, e sen do atacado por ella veiu para Lisboa, onde falleceu.

Como se vê d'esta Memoria, e façamos obra por pessoa competentes que se encostam de mais a mais á opinião respeitabilissima da sociedade das sciencias medicas de Lisboa, nos mezes de março e abril houve duzentos casos de ipidemia, com a media diaria de dez atacados, o que não é de certo de nenhum modo insignificante.

Quaes deverão ser as medidas que o governo, e estou certo que elle da melhor vontade se occupará d'este negocio, quaes serão, repito, as providencias que o governo tenciona adoptar para de algum modo obstar ao possivel e nascimento ou a uma nova invasão do mal?

O dr. Soveral apresentou as seguintes conclusões na sua Memoria:

«1.ª A molestia reinante em Setubal foi o typho exanthematico.

«2.ª A génese da doença deve ser attribuida á acção dos germens-contagros, que a produzem e transmittem por todos os meios de propagação que lhes são proprios.

«3.ª Não admittindo a geração espontanea, o que exclue typho authoclitone, imputámos o apparecimento da molestia, na cidade, á importação.

«4.ª O isolamento dos doentes, como medida phophylactica, é o unico meio seguro de evitar a diffusão da molestia.

«5.ª O abandono d'este meio de alta hygiene póde ser causa da acclimação do typho, em Setubal, tornando-o endemico.

«6.ª Se a molestia reapparecer, devemos pôr em pratica as regras de hygiene publica aconselhadas, aproveitando as lições da experiencia, a fim de prevenirmos a eventualidade possivel do desenvolvimento de uma grande ipidemia.»

Creio que n'esta occasião, melhor que em nenhuma outra, poderei apresentar á camara um projecto de lei a fim de que o governo ceda á camara municipal de Setubal os restos da antiga muralha de fortificação, o que permittirá á cidade alargar a sua area e, portanto; desaccumular os habitantes de modo que as epidemias, caso ali voltem, o que Deus não permitta, possam ser menos fataes e devastadoras.

Como a camara comprehende, isto não é um meio efficaz, nem reclamado com urgencia no momento actual; mas emfim é um alvitre que póde concorrer para o aformoseamento d'aquella cidade, e até para o seu completo saneamento.

O projecto é o seguinte.

(Leu.)

Sob o ponto de vista da hygiene publica, vem em reforço do meu projecto o dr. Soveral, quando diz, referindo-se á cidade de Setubal:

«Tem no sentido transverso algumas ruas, ainda em peiores condições, ou verdadeiras viellas, que, não a cortando completamente, lhe embaraçam a ventilação dos quadrantes do norte, cuja necessidade se faz sentir.

«Estes defeitos corrigiam-se, na maior parte, com a abertura de novas das transversaes, ou com o prolongamento das existentes, e com a adopção de outro systema de limpeza, devendo ser condemnado o que se emprega actualmente, por ser rudimentar e mau.»

Hoje mesmo, e n'este ponto toco mais directamente o assumpto de que se occupou o meu illustre collega o sr. Mariano de Carvalho fallando dos typhos de Setubal importados para Lisboa, recebi uma carta do dr. Soveral, que diz o seguinte:

«N'este anno, apenas tenho observado dois casos de typho, sendo um fatal, mas é opinião minha que no futuro, se tivermos alguma recrudescencia, no que podem medeiar alguns annos de intervallo, sendo, comtudo, a mesma epidemia, ha de ser muito mais cruel, pelas rasões que adduzo na Memoria, fazendo este prognostico.

«Morreu agora no hospital de S. José uma hesponhola, Rosa Rodriguez, com um typho exanthematico, levado d'aqui. Ultimamente foram quatro individuos para essa cidade com o typho adquirido em Cezimbra, mas que era o

Sessão de 26 de abril de 1882.