O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 4 DE MAIO DE 1888

Presidencia do ex(tm) sr. Francisco de Barros Coelho e Campos (vice-presidente)

Secretarios os ex.mos srs. Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Dois officios, um do commando geral da armada, participando que na sala do risco do arsenal de marinha se resará no dia 5 uma missa pelas melhoras de El Rei; e outro do ministerio do reino, remettendo mais exemplares de contas do mesmo ministerio.- Representação dos empregados do governo civil de Castello Branco, apresentada pelo sr. Ruivo Godinho. - Requerimento de interesse particular inundado para a mesa pelo sr. Abreu e Sousa. Justificação de faltas do mesmo sr. deputado. - Duas propostas de lei, relativas á elevação dos direitos de cereaes, apresentadas pelo sr. ministro da fazenda. A pedido do mesmo sr. ministro resolve a camara que se reuna desde logo a commissão de fazenda para dar parecer ácerca d'essas propostas. - O sr. Jacinto Candido faz algumas considerações sobre assumptos attinentes ao districto de Angra do Heroismo. - O sr. Fuschini expõe algumas considerações no sentido de demonstrar que as providencias de segurança relativas a theatros não deviam ir até ao ponto de Cearem em condições de não poderem ser explorados. Refere-se tambem ao facto de não serem dados pelas commissões pareceres sobre alguns projectos. Termina, pedindo ao governo a remessa do relatorio da commissão encarregada de estudar o excesso de consumo da agua em Lisboa, sendo esse relatorio publicado no Diario do governo. A camara concorda na publicação. - O sr: Oliveira Matos apresenta um projecto de lei, isentando de contribuições por um determinado periodo uns certos predios construidos na serra da Estrella. Pede em seguida algumas informações ao governo. Responde lhe o sr. ministro das obras publicas.- O sr. Ruivo Godinho refere-se a alguns assumptos relativos ao districto de Castello Branco. - O sr. Arroyo insta pela remessa de una documentos, e o sr. ministro da fazenda promette que os mandará com brevidade.
Na ordem do dia o sr. Espregueira continua e conclue o seu discurso, defendendo o governo na questão da adjudicação das obras do porto de Lisboa, e sustentando n'esse sentido uma moção de ordem que manda para a mesa. - O sr. Carrilho apresenta o parecer da commissão de fazenda sobre a segunda proposta de lei apresentada n'esta sessão pelo sr. ministro da fazenda. - Por deliberação da camara, e sob indicação da presidencia, é nomeada uma deputação para assistir á missa que deve celebrar-se no dia 5, na sala do risco do arsenal de marinha.

Abertura da sessão - Ás duas horas e quarenta minutos da tarde

Presentes á chamada 52 srs. deputados. São os seguintes:-Tavares Crespo, Mazziotti, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Santos Crespo, Augusto Fuschini, Miranda Montenegro, Lobo d'Avila, Feliciano Teixeira, Freitas Branco, Francisco de Barros, Castro Monteiro, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Sá Nogueira, Cândido da Silva, Baima de Bastos, Pires Villar, João Pina, Cardoso Valente, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Correia Leal, Silva Cordeiro, Simões Ferreira, Jorge do Mello (D.), José Castello Branco, Abreu Castello Branco, Laranjo, Figueiredo Mascarenhas, Vasconcellos Gusmão. José de Napoles, Ferreira Freire. José Maria de Andrade, Oliveira Matos, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Julio Graça, Julio de Vilhena, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Marianno de Carvalho, Martinho Tenreiro, Miguel Dantas, Pedro Victor, Sebastião Nobrega, Estrella Braga e Wenceslau de Lima.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Pereira Borges, Guimarães Pedro sã, Moraes Sarmento, Fontes Ganhado, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Augusto Ribeiro, Barão de Combarjua, Bernardo Machado, Eduardo José Coelho, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Fernando Coutinho'(D.), Firmino Lopes, Almeida e Brito, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Guilhermino de Barros, Franco de Castello Branco, Izidro dos Reis, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Vieira do Castro, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Alves de Moura, Avellar Machado, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, Ferreira de Almeida; Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Pereira dos Santos, Alpoim, José Maria dos Santos, Abreu e Sousa, Mancellos Ferraz, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marcai Pacheco, Marianno Presado, Miguel da Silveira, Pedro Monteiro, Vicente Monteiro e Consiglieri Pedroso.

compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Albano de Mello, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Ennes, Antonio Maria de Carvalho, Jalles, Augusto Pimentel, Victor dos Santos, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Conde de Villa Real, Eduardo de Abreu, Goes Pinto, Matoso Santos, Francisco Beirão, Francisco Matoso, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Souto Rodrigues, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Pereira de Matos, Guilherme Pacheco, Barbosa de Magalhães, Rodrigues de Carvalho, Simões Dias, Pinto de Mascarenhas, Santos Reis, Julio Pires. Lopo Vaz, Matheus de Azevedo, Pedro de Lencastre (D.), Dantas Baracho, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torro e Visconde de Silves.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino, remettendo mais vinte exemplares das contas d'este ministerio, relativas ao anno economico de 1886-1887 e ao exercicio de 18851886.
A secretaria.

Do commando geral da armada, participando que no dia 5 do corrente meu se ha de rezar uma missa na sala do risco do arsenal da marinha, pelas melhoras de Sua Magestade, e á qual assiste a corporação da armada.
A secretaria.

REPRESENTAÇÃO

Dos empregados da secretaria do governo civil de Castello Branco, pedindo a approvação do projecto de lei do sr. Ruivo Godinho, organisando os quadros das secretarias dos governos civis.
Apresentada pelo sr. deputado Ruivo Godinho e enviada á commissão de administração publica.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PARTICULAR

De D. Maria José de Sousa Simões, D. Maria de Sousa Ferreira Simões e de Eduardo Carlos de Sousa Ferreira
78