O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

517

DIAEIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. Sant'Anna e Vasconcellos que devia ter sido publicado a pag. 486 d'este Diario

O sr. Sant'Anna e Vasconcellos —O meu estado de saude não me permitte ser longo, nem mesmo a este respeito me parece que haja largas considerações a fazer.

A mim afigura se me que é insolito querer obrigar o relator de uma commissão a dar um parecer em certo e determinado dia sobre um objecto qualquer importante ou não importante. Se a camara entender que derogando todos os usos e praxes parlamentares, e offendendo os melindres e a delicadeza de um collega, em cujo coração e em cujo espirito nunca esteve o intuito nem o sentimento de offender nenhum dos seus camaradas (apoiados); se a camara entender que deve praticar um acto que até hoje ainda se não viu praticar dentro d'este parlamento, desde já declaro a v. ex.ª que me demito do cargo de relator d'este projecto.

Creio, e tenho todas as rasões para suppor que a camara não se deixará arrastar pela veleidade do meu aliás particular amigo, o sr. Barros e Cunha; se no entretanto,

por qualquer consideração, que não quero apreciar, a camara julgar que o deve fazer, eu, por consideração para commigo e por consideração para com a camara, tenho de largar o encargo de que me incumbi, porque, n'estas circumstancias, não posso continuar a exerce-lo com dignidade.

Discurso do sr. Sant'Anna e Vasconcellos que devia ter sido publicado a pag. 487 d'este Diario

O sr. Sant'Anna e Vasconcellos: — Eu já disse á camara o que tinha a dizer-lhe como relator especial d'este projecto.

Agora pedi a palavra para corresponder ás palavras benevolas e agradaveis do illustre deputado que me precedeu, retribuindo-as com outras expressões igualmente affectuosas.

Effectivamente eu não esqueço a longa camaradagem que tenho tido com o illustre deputado, cujo talento muito prezo e cujo amor ao estudo é realmente louvavel e todos conhecem (apoiados); mas por maiores que sejam as qualidades individuaes de um cavalheiro qualquer, elle póde enganar-se e s. ex.ª de certo se enganou n'este caso. Effectivamente vir á camara propôr que se marque um dia certo e immediato, para a discussão de um projecto sobre o qual houve emendas, additamentos e substituições, a ponto de entender o relator d'esse projecto que devia pedir que essas propostas fossem á commissão para serem devidamente consideradas, quando ainda não foi mandado para a mesa o parecer da commissão, quando nem mesmo a commissão se reuniu, repito, é um caso insolito (apoiados. — Vozes: — É verdade). Pela minha parte, como relator da commissão, declaro que não posso aceitar similhante proposta.

O sr. Barros e Cunha: — Mas eu já retirei o praso.

O Orador: — Tenho o maior prazer em aceitar com docilidade todas as considerações que me são feitas dentro d'esta casa no intuito do bom serviço publico, mas tenho o mau sestro de não obedecer a intimação de especie alguma. Como intimação, rejeito a formalmente; como conselho, agradeço o ao illustre deputado. E como ambos temos iguaes intuitos com relação ao bem publico, guardada a devida distancia que ha entre as altas faculdades do illustre deputado e os meus modestíssimos recursos, eu, como relator, procurarei dar parecer sobre o projecto o mais breve que me seja possivel (apoiados).

Vozes: — Muito bem.