O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 7

SESSÃO DE 8 DE MAIO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

SECRETARIOS os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pinheiro da Fonseca Ozorio.

Chamada — presentes 59 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Archer, Mello e Carvalho, Corrêa Caldeira, Cunha Sotto-Maior, Antonio Feyo, Barros é Sá, Lousada, Camarate,

- Brayner, Lopes de Mendonça, Pinheiro Osorio, Saraiva de Carvalho, Palmeirim, Barão das Lages, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Chamiço, Castro e Lemos, Silva Pereira (Frederico), Leão Cabreira, Pegado, Teixeira de Sampayo, Palma, Mello Soares, Honorato Ferreira, Abreu Castello Branco, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Bastos, Magalhães Coutinho, José Guedes, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Latino Coelho, Marçal, Tavares de Macedo, Teixeira de Queiroz, Sousa Cabral, Menezes e Vasconcellos, Almeida Macedo, Vellez Caldeira, Paredes, Emauz, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, e Pinto da França.

Faltaram com causa justificada—os srs. Vasconcellos e Sá, Emilio Brandão, A. J. d'Avila, Secco, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Dias e Sousa, Carlos Bento, Silva Maya, Cesar Ribeiro, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Pinto Bastos (Eugenio), Francisco Damásio, Nazareth, Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, Cerqueira Gomes Lima, Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Casal Ribeiro, Julio Pimentel, L. J. Moniz, Cunha e Abreu, Moraes Soares, Paiva Barreto, Northon, Visconde de Castro e Silva, e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Calheiros, Themudo, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Conde de Saldanha, Bivar, Barroso, Rezende, D. Francisco d'Almeida, José Estevão, Baldy, Mendes Leite, Rocha, e Albergaria Freire.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada

Não houve correspondencia.

EXPEDIENTE

a que pela mesa se deu destino.

Requerimentos.

1.° — Peço que, pelo ministerio do reino, se remetta a esta camara, com urgencia, um mappa geral, em que se declare com individualidade:

I. Qual é a importancia dos rendimentos dos foros emphyteuticos, ou de quaesquer outros adquiridos por titulo oneroso, que se pagam a cada uma das Misericordias do reino e ilhas adjacentes;

II. Quantos são os hospitaes, cujas expensas correm por conta das misericordias: qual a importancia provavel da

despeza feita com o curativo dos pobres n'elles recolhidos; o numero provavel dos indigentes que nos mesmos annualmente entram; e em quanto importam as esmolas distribuidas para sustento diario a entrevados, e a pessoas miseraveis;

III. Qual a importancia dos dotes dados pelas misericordias a orphãs para casamentos; finalmente, quanto dispendem annualmente, deduzidas todas as mais despezas necessarias, segundo as suas respectivas instituições, em beneficio da humanidade desvalida.

Peço, com igual urgencia, que se remetta outro mappa em que igualmente se especifique:

1. Quantos são os hospitaes sustentados por diversas irmandades e confrarias;

II. Que numero provavel de pessoas n'elles annualmente se recolhem, para serem ahi sustentadas, ou tratadas;

III. Finalmente, quanto dispendem annualmente em obras de caridade com as classes necessitadas. = Mello e Carvalho.

Foi remettido ao governo.

2.° — Requeiro que se peça ao governo, pela repartição das obras publicas, a planta ou quaesquer trabalhos e esclarecimentos que devem existir n'aquella secretaria de estado, concernentes ao projecto de estrada, que deve communicar as duas Beiras atravessando as montanhas ao poente da Serra da Estrella entre os pontos da Eirada e Gallizes.

Requeiro mais, que estes papeis, logo que sejam presentes á mesa, sejam remettidos á commissão de obras publicas, para lhes dar a devida consideração.

Sala da camara, em 8 de maio de 1855. = O deputado, Antonio Gomes Corrêa.

Foi remettido ao governo.

O sr. Pessanha (João): — Sr. presidente, eu desejava fazer uma pergunta simples a algum dos srs. ministros, posto que relativa a um objecto importante, e se s. ex.ª o sr. ministro da marinha, que está presente, quizer ter a bondade de responder agora, póde faze-lo, se se julgar habilitada para isso, ou quando s. ex.ª o entender e julgar opportuno.

Em consequencia de noticias recebidas de Hespanha, soubesse que desgraçadamente tinha apparecido de novo -a cholera morbus em alguns pontos de Hespanha, como m Zamora, Ledesma, e outros. O governo, em virtude d'essa noticias, mandou, e mandou muito bem, estabelecer um cordão sanitario em Traz os Montes, e esse cordão está effectivamente estabelecido entre Miranda e a cidade de Bragança. Ora, as noticias que tenho recebido d'aquelles pontos são satisfatorias, porque por ellas consta, que a cholera desapparecêra da margem direita do Douro em Hespanha.

É possivel que as noticias que tenho recebido a este respeito não sejam muito exactas; porque é muito natural que aquelles povos tenham grande desejo de que effectivamente desappareça da sua proximidade aquelle flagello, e que fa-

Vol. V—Maio—1855.

7