O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19

Idea, uma voz que eu consiga que se vote: ou já sei como hei de votar; podem fallar todos sobre o modo do votar assim e assado, porque eu rejeito o parecer da commissão. Se v. ex.ª me dá licença, eu tomo as grandes proporções de apagador; quero apagar a discussão: e uma discussão caturra, pequenissima. Pois os srs. deputados não sabem como hão de votar?.Na verdade estou envergonhado de ouvir discutir uma cousa tão triste, e tão pequenita. Por consequencia eu peço á V. ex.ª que consulte a camara, se esta discussão sobre a votação está discutida. (Vozes: — Não póde, porque fallou sobre a questão) Pois eu não posso apagar! (Riso). —

O sr. Corrêa Caldeira: — Eu faço meu o requerimento: e peço tambem a v. ex.ª que a votação sobre o quesíto'2.0 seja nominal.

Julgou-se discutida a questão de ordem sobre o modo de propor. 1

O sr. Presidente: — Agora consulto a camara sobre se a votação deve ser nominal.

O sr. Santos Monteiro — Eu requeiro a observancia do regimento, que determina, que em questões pessoaes, as votações sejam por esferas.

O sr. Corrêa Caldeira: ~ — Não so Irada aqui do conde de Penafiel, tracta-se de um principio; por isso eu peço, que a votação seja nominal.

Consultada a camara resolveu que a votação fosse nominal sobre o 2. quesito.

O sr. presidente submetteu á votação da camara o seguinte quesito: —

Ha do eliminar-se a pensão, sobre que se tem discutido?

Foi rejeitada a eliminação por 56 votos contra 32. Propoz seguidamente o seguinte quesito: Ha de passar a ser vitalicia esta pensão? Feita a chamada

Disseram — approvo — os srs. Alexandre José Botelho de Vasconcellos e Sá, Antonio Alves Martins, Antonio Augusto Mello Archer, Antonio Bonifacio Julio Guerra, Antonio Cezar de Vasconcellos Corrêa, Antonio Emygdio Geraldes Quelhas, Antonio Ferreira de Macedo Pinto, Antonio Gonçalves Lage, Antonio Freire Calheiros de Castello Branco Mascarenhas, Antonio Pinheiro da Fonseca Ozorio, Antonio Rodrigues de Sampaio; Antonio dos Santos Monteiro, Antonio Sarmento de Saavedra Teixeira, Arystides Ribeiro de Abranches Castello Branco, Augusto Xavier Palmeirim, Barão de Almeirim, Carlos Bento da Silva, Custodio Manoel Gomes, Custodio Rebello de Carvalho, Faustino da Gama, Francisco de Almeida Coelho de Bivar, Francisco Antonio de Rezende, Francisco de Carvalho, Francisco José Duarte Nazareth, Francisco Maria Bordallo, Francisco Rodrigues Ferreira Cazado, Frederico Guilherme da Silva Pereira, Guilherme José Antonio Dias Pegado, Jacinto Pereira Carneiro, João Feyo Soares de Azevedo, João de Mello Soares de Vasconcellos, João Nuno Silverio Cerqueira Gomes e Lima, João Soares de Albergaria, José Estevão

Coelho de Magalhães, José Ferreira Pinto Bastos, José Fortunato Ferreira de Castro, José Jacinto Tavares, José Joaquim da Silva Pereira, José Maria de Andrade, José Maria do Cazal Ribeiro, José de Moraes Faria de Carvalho, José de Moraes Pinto de Almeida, Julio Maximo de Oliveira Pimentel, Justino Antonio de Freitas, Lourenço de Sousa Cabral, Manoel Joaquim Cardozo Castello Branco, Manoel da Silva Passos, Placido Antonio da Cunha e Abreu, D. Rodrigo José de Menezes, Thomaz Maria de Paiva Barreto, Torquato Maximo de Almeida, e Visconde da Junqueira.

Disseram — rejeito — os srs. Adrião Accacio da Silveira Pinto, Affonso Botelho de Sampaio o Sousa, Antonio Augusto de Mello Castro e Abreu, Antonio Corrêa Caldeira, Antonio da Cunha Sotto-Maior, Antonio Emilio Corrêa de Sá Brandão, Antonio Feyo de Magalhães Coutinho, Antonio José de Avila, Antonio José Coelho Lousada, Antonio Ladishio da Costa Camarate, Antonio Maria Barreiros Arrobas, Antonio Pereira da Silva Sousa e Menezes, Bartholomeu dos Martyres Dias e Sousa, Bazilio Alberto de Sousa Pinto, Carlos da Silva Maia, Carlos Cyrillo Machado, Francisco Damásio Roussado Gorjão, Francisco Joaquim da Costa e Silva, Francisco Joaquim Maia, Francisco de Paula Castro e Lemos, Frederico Leão Cabreira, João Damásio Roussado Gorjão, João Pedro de Almeida Pessanha, Joaquim Guedes de Carvalho e Menezes -; Joaquim Manoel da Fonseca Abreu Castello Branco, José de Almeida Pessanha, José Antonio Pereira Bilhano, José da Costa Sousa Pinto Bastos, José Guedes de Castro e Menezes, José de Pina Freire da Fonseca, Julio Gomes da Silva Sanches, Lourenço José Moniz, Luiz de Almeida Menezes e Vasconcellos, Manoel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco, Miguel do Canto o Castro, Rodrigo Nogueira Soares Vieira, Thomaz Northon, Vicente Ferreira de Novaes, e Visconde de Monsão.

Ficou portanto approvado, por 52 votos contra 39, que a pensão seja vitalicia.

O sr. presidente propoz ainda o seguinte quesito -Ha de pagar-se esta pensão pelos encargos geraes do ministerio da fazenda, como propõe a commissão de fazenda?

Foi approvado.

O sr. Presidente: — Com relação ao artigo 1.º resta ainda votar o additamento do sr. José Estevão.

O sr. José Estevão: — Eu peço licença para o retirar.

Foi retirado.

Seguidamente foram approvados o artigo 2.º e 3.º do projecto, que tem estado em discussão.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da discussão do orçamento. Está levantada a sessão. — Eram 4 horas e meia da tarde.

o redactor

José de Castro Freire de Macedo.