O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO REAL DE ABERTURA

Em 2 de Janeiro de 1851.

Á uma hora da tarde, reunidos na Sala das sessões da Camara Electiva os Dignos Pares do Reino e os Senhores Deputados da Nação Portugueza, tomou a Cadeira da Presidencia o Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha, e sendo presentes os Srs. Ministros da Corôa, S. Ex.ª o Sr. Presidente do Conselho de Ministros, tomada venia de S. Em.ª o Sr. Presidente das Côrtes Geraes, leu o seguinte:

«Sendo chegada a época em que, segundo o artigo dezoito da Carta Constitucional da Monarchia Portugueza, deve ter logar a Sessão Real de Abertura das Côrtes Geraes Ordinarias da Nação Portugueza; e occorrendo circumstancias, que Me impedem de assistir a esta Solemnidade: Hei por bem Determinar; — que a dita Sessão Real de Abertura se verifique no Palacio das Côrtes pela uma hora da tarde do dia dois do proximo mez de Janeiro, reunidas ambas as Camaras; — que a ella assistam por Mim os Ministros e Secretarios de Estado das diversas Repartições do Ministerio, Declarando em Meu Nome aberta a Sessão Ordinaria do anno de mil oitocentos e cincoenta e um; — e que o Conde de Thomar, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios do Reino, leia este Decreto no principio da Sessão; fazendo remetter cópia delle a uma e outra Camara para ficar depositada nos Archivos respectivos. Os mesmos Ministros e Secretarios de Estado assim o tenham entendido e executem. Paço das Necessidades em vinte e sete de Dezembro de mil oitocentos e cincoenta. = RAINHA. = Conde de Thomar = Felix Pereira de Magalhães = Antonio José d' Avila = Conde do Tojal = Adriano Mauricio Guilherme Ferreri = Visconde de Castellões.»

Concluida a leitura deste Decreto, proseguiu o Sr. Presidente do Conselho de Ministros:

Em cumprimento das Ordens de Sua Magestade a Rainha comprehendidas no Decreto, que acabo de ler — Está aberta a Sessão Ordinaria das Côrtes Geraes da Nação Portugueza em 1851.

Então disse S. Em.ª o Sr. Presidente da Assembléa — Está levantada a Sessão; sendo um quarto depois da hora referida.

O Conselheiro Official Maior da Camara dos Dignos Pares do Reino, Diogo Augusto de Castro Constancio.