O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44

CAMARA DOSJMGNOS PARES

SESSÃO peepaeatoeia de 7 de janeiro de 1861

PRESIDÊNCIA DO EX.™ SR. VISCONDE DE LA1SOR1M

(Assistia o sr. ministro da guerra).

Ás duas horas e um quarto da tarde o sr. presidente convidou os dignos pares conde de Mello e D. Pedro dc Kio a occuparem os logares de secretários.

Feita a chamada verificou-se a presença de 26 dignos pares.

Leu-se a correspondência, a que se deu o devido destino.

(Entrou o sr. presidente do conselho e ministro do reino).

Fez-sea leitura da carta regia nomeando para vice-pre-sidentes supplementares da camará, durante a presente sessão, os dignos pares visconde de Castro e Julio Gromes da Silva Sanches.

Passou-se ao escrutinio para os cargos de secretários.

Entraram na urna 32 listas. Maioria absoluta 17 votos.

Foram convidados para escrutinadores os dignos pares visconde de Ovar e marquez de Niza.

Saíram eleitos os dignos pares:

Conde de Mello............... 29 votos

Conde de Peniche............. 26 »

Passou-se á eleição dos vice-secretarios.

Entraram na urna 31 listas. Maioria absoluta 16 votos.

Saíram apurados os dignos pares:

D." Pedro do Kio.............. 30 votos

Visconde de Balsemão.......... 17 »

O sr. Presidente: — declarou constituída a mesa dos dignos pares para a presente sessão legislativa, tendo obtido a maioria absoluta, para secretários effectivbs os dignos pares, conde de Mello e conde de Peniche, e para supplentes os dignos pares, D. Pedro do Rio e visconde de Balsemão.

Em seguida nomeou a deputação que deve communicar a Sua Magestade a installação da mesa d'esta camará, e é composta, alem d'elle ex.m0 presidente, dos dignos pares os srs. visconde de Castro, conde de Mello, barão da Vargem da Ordem, D. Antonio José de Mello, Macedo Pereira Coutinho, D. Carlos de Mascarenhas, e Sequeira Pinto.

Leu-se a acta d'esta sessão preporatoria, que foi appro-vada.

O sr. Presidente: — declarou encerrados os trabalhos de hoje, e que a seguinte sessão teria logar quando estivesse constituida a camará dos srs. deputados, cujo aviso se faria aos dignos pares.— Eram tres horas da tarde. •

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 7 de janeiro de 1861

Os srs.: visconde de Laborim; marquezes, de Loulé, de Niza, de Vallada; condes, de Bomfim, de Mello, de Peniche, da Ponte, de Santa Maria; viscondes, de Athoguia, de Benegazil, de Campanhã, de Castellões, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, da Luz, de Ovar, de Sá da Bandeira; barões, de Pernes, de Porto de Moz, da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D.Carlos de Mascarenhas, Sequeira Pinto, Ferrão, Margiochi, [ Aguiar, Larcher, Silva Costa, Silva Sanches, e Brito do Rio.