O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

EM 2 DE JANEIRO DE 1871

Á uma hora e vinta minutos da tarde, e logo em seguida ao acto da abertura da nova pessão legislativa, reuniram-se na sala das sessões da camara hereditaria alguns dignos pares e os srs. ministros, presentes á abertura do parlamento.

Tendo, na falta dos exmos. srs. presidente e vice-presidente, tomado a presidencia o exmo. sr. vice-presidente supplementar, José Ferreira Pestana, que, na falta dos exmos. srs. secretarios, convidou o digno par sr. Antonio Coutinho de Azevedo Mello e Carvalho para servir de secretario, observou que o fim da presente reunião era dar conhecimento de um decreto de adiamento da presente sessão, o qual passaria immediatamente a ler, se os dignos pares assim o entendessem.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marquez d'Avila e de Bolama): - Ponderou que, desde que era já publico que a presente sessão legislativa era adiada, não seria facil que se conseguisse reunir de prompto maior numero de dignos pares, mas, entretanto, achava muito conveniente que o decreto fosse lido.

Esta indicação foi apoiada por todos os dignos pares que estavam presentes.

O sr. Presidente: - Leu um officio do ministerio do reino, acompanhando o seguinte decreto:

"Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia no artigo 74.°, § 4.°, depois de ouvir o conselho d'estado nos termos do artigo 110.° da mesma carta: hei por bem adiar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 3 do proximo mez de fevereiro.

"O presidente da camara dos dignos pares do reino assim o tenha entendido para os effeitos convenientes. Paço da Ajuda, em 2 de janeiro de 1871. = REI. = Antonio, Bispo de Vizeu."

Em seguida o sr. presidente disse que estava preenchido o fim da presente reunião.