O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º 1

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Duque d'Avila e de Bolama

Secretarios-os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Sessão preparatoria. - Presidente o sr. duque d'Avila e de Bolama. - Secretarios os srs. visconde de Soares Franco e Montufar Barreiros. - Approvação da acta da sessão antecedente. -Eleição dos secretarios e dos vice-secretarios. - Leitura e approvação da acta da sessão preparatoria.

Sessão ordinaria.- Nomeia-se a deputação que ha de communicar a Sua Magestade a organisação da mesa da camara dos dignos pares. - Proposta do sr. presidente para que se consigne um voto de sentimento pelo fallecimento dos dignos pares: Silva Torres, Continuo de Macedo, duque de Saldanha, visconde de Fonte Arcada e Gonçalves Mamede. - O sr. ministro da marinha requer que alguns membros da camara possam accumullar as suas funcções legislativas com as que exercem dependentes do seu ministerio. - Eleição, por escrutinio, de dois dignos pares, que conjunctamente com o sr. presidente devem formar a commissão encarregada de redigir a resposta ao discurso da coroa. - Saíram eleitos os dignos pares Rodrigues Sampaio e Mello Gouveia.

SESSÃO PREPARATORIA

Ás duas horas e vinte minutos da tarde, estando presentes trinta e quatro dignos pares, o sr. presidente, em conformidade com o artigo 3.° do regimento, chamou para servirem de secretarios os srs. visconde de Soares Franco e Eduardo Montufar Barreiros, que na ultima sessão exerceram estes cargos, e tendo estes dignos pares occupado os seus logares o sr. presidente declarou aberta a sessão.

(Estiveram presentes os srs. presidente do conselho e ministros da marinha e da justiça.)

O sr. Presidente: - Vae ler-se a acta da ultima sessão.

Leu-se na mesa, e não tendo havido reclamação o sr. presidente declarou approvada a mesma acta.

O sr. Presidente: - Agora o que a camara tem a fazer é proceder á eleição de secretarios e vice-secretarios; mas como é possivel que alguns dignos pares julguem melhor que se proceda separadamente, e não simultaneamente a esta eleição, proponho á camara que, em primeiro logar, se effectue a eleição dos dois dignos pares, que hão de desempenhar as funcções de secretarios, e depois se procederá á eleição dos vice-secretarios.

Os dignos pares que approvam esta proposta tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares a prepararem as suas listas para a eleição dos srs. secretarios. As listas devem conter dois nomes, e serão proclamados secretarios os dignos pares que obtiverem maioria absoluta. Não
a obtendo proceder-se-ha a novo escrutinio, no qual a eleição será por maioria relativa.

Convido os dignos pares, os srs. Margiochi e conde da Ribeira Grande a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 42 listas, sendo uma branca, e obtiveram votos os seguintes dignos pares:

Visconde de Soares Franco 40 votos
Eduardo Montufar Barreiros 37 "
Francisco Simões Margiochi 2 "
Conde da Ribeira Grande 1 "
Visconde da Praia Grande 1 "

O sr. Presidente: - Estão, pois, eleitos secretarios por maioria absoluta, os dignos pares os srs. visconde de Soares Franco, 40 votos, e Montufar Barreiros, 37 votos. Agora vae a camara proceder á eleição de dois dignos pares que hão de servir de vice-secretarios. As listas devem conter tambem dois nomes.

Procedeu-se á eleição.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares, os srs. condes de Castro e de Cabral, a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 45 listas, sendo uma branca, e obtiveram votos os seguintes dignos pares:

Conde da Ribeira Grande 42 votos
Francisco Simões Margiochi 42 "
Jayme Larcher 2 "
Conde de Gouveia 1 "

O sr. Presidente: - Estão, portanto, eleitos vice-secretarios, por maioria absoluta, os dignos pares, os srs. Francisco Simões Margiochi e conde da Ribeira Grande.

Agora tenho a honra de declarar que a mesa da camara dos dignos pares do reino está organisada para, a sessão do anno de 1881. E não convido para occuparem os seus logares, porque os estão já occupando os srs. secretarios eleitos.

D'aqui a pouco direi os nomes dos dignos pares que, com a mesa, hão de participar a El-Rei que a camara se acha installada.

Vae ler-se a acta da sessão preparatoria.

Leu-se na mesa, e foi approvada.