O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO PREPARATORIA EM 7 DE JANEIEO DE 1907

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha

Secretarios — os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO. — É lida na mesa a carta regia que nomeia Presidente da Camara o Exmo. Sr. Augusto José da Cunha. Este Digno Par assume a Presidencia e pede aos seus collegas que o auxiliem benevolamente no desempenho d'aquelle cargo. — São lidas as cartas regias que nomeiam o Vice-Presidente e o supplente á Presidencia da Camara.— Procede-se á eleição simultanea de Secretarios e Vice-Seeretarios.— E lida e approyada a acta d'esta sessão preparatoria.— O Sr. Presidente declara constituida a mesa para a presente sessão legislativa.

Pelas 2 horas e 35 minutos da tarde, occupou a Presidencia o Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha, e convidou a servirem de Secretarios os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho- e José Vaz Correia Seabra de Lacerda.

Feita a chamada, verificou-se a presença de 27 Dignos Pares.

O Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foram lidas na mesa as seguintes cartas regias:

«Augusto José da Cunha, do meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, nomear-vos para o cargo de Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

Escripta no Real Paço das Necessidades, em 20 de dezembro de 1906.= EL-REI. = João Franco Castello Branco.

Para Augusto José da Cunha, do Conselho de Sua Majestade, Par do Reino e Ministro de Estado honorarios.

«General Sebastião Custodio de Sousa Telles, do meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo l.º do decreto de 27 de janeiro do 1887, nomear-vos para o cargo de Vice-Presidente da camara dos Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

Escripta no Real Paços das Necessidades, em 20 de dezembro de 1906.= EL-REI.= João Franco Castello Branco.

Para o general Sebastião Custodio de Sousa Telles, do Conselho de Sua Majestade, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario».

«Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, do meu Conselho, Par do Reino. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, nomear-vos para presidir á Camara dos Dignos Pares do Reino, nos termos da carta de lei de 15 de setembro de 1842, na sessão legislativa que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

1906.=EL-REI-= João Franco Castello Branco.

Para Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, do Conselho de Sua Majestade, Par do Reino».

O Sr. Presidente:— Em virtude da primeira das cartas regias que acabam de ser lidas, assumo a Presidencia d'esta Camara, logar cujo desempenho é muito superior ás minhas forças.

Agradeço em primeiro logar a Sua Majestade El-Rei o honroso encargo, que houve por bem confiar-me mais uma vez.

Não poderei desempenha-lo condignamente se me faltar o auxilio e a benevolencia dos meus dignos collegas.

Peço, por conseguinte, a V. Exas. que me dispensem a sua benevolencia e que me desculpem quaesquer omissões que eu possa commetter, porque serão unicamente devidas á minha falta de competencia, pois me anima o sincero desejo de manifestar sempre a cada um dos meus dignos collegas a maior consideração e estima, que por todos professo.

Vae fazer-se a chamada para se proceder simultaneamente á eleição de Secretarios e Vice-Secretarios.

Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente : — Convido a servirem de escrutinadores os Dignos Pares Srs. Antonio Costa ,e Alexandre Cabral.