O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Presidente: - Queira v. exa. mandar para a mesa a sua proposta.

(Pausa.)

O sr. Rebello da Silva: - Mando para a mesa a proposta, para a qual peço a urgencia, que é concebida n'estes termos:

"Proponho que a camara reconduza as commissões eleitas na sessão passada, procedendo unicamente á eleição dos logares vagos n'ellas. = Luiz Augusto Rebello da Silva."

Approvada a urgencia entrou em discussão.

O sr. Barão de Villa Nova de Foscôa: - Julgo que entrou em discussão a proposta do digno par, o sr. Rebello da Silva, e por isso pedi a palavra, não para me oppor á referida proposta, pois que a approvo, por me parecer que se ganha muito tempo approvando-a. Levantei-me para observar á camara que, com relação á commissão de fazenda, de que eu tenho sido membro quasi constantemente, não posso continuar, pois que tendo de fazer estudos serios e de combinar columnas de algarismos, attenta a minha provecta idade não posso mais fazer parte da mesma commissão, pois seguramente não desempenharia esse logar como desejo. Portanto peço á camara que me conceda a exoneração d'aquelle cargo pelos motivos que alleguei.

O sr. Presidente: - Creio que a camara difficilmente annuirá ao pedido do digno par (apoiados). S. exa. tem desempenhado o cargo que exerce na commissão de fazenda a satisfação de todos; nem outra cousa se poderia esperar de s. exa., de quem todos conhecem a illustração, e que é o decano do parlamento portuguez (apoiados). Eu pela minha parte desde já declaro que não posso annuir ao pedido do digno par.

O sr. Barão de Villa Nova de Foscôa: - Eu agradeço á camara a honra que me faz e o conceito que lhe mereço; porem de novo lhe rogo que me queira exonerar d'aquelle cargo, pois não me é possivel corresponder como desejo, em consequencia do meu estado de saude e da minha adiantada idade. Ha mancebos muito aptos n'esta camara para exercerem esse logar, e n'elles recairia melhor a eleição do que em mim.

O sr. Presidente: - Como mais nenhum digno par pede a palavra vou pôr á votação a proposta do digno par, o sr. Rebello da Silva.

Posta á votação, foi approvada.

O sr. Secretario (Costa Lobo): - Recebeu-se agora do ministerio do reino um officio, participando, para conhecimento da camara, que Sua Magestade El-Rei tem resolvido receber ámanhã, quinta feira 29 de abril, pela meia hora da tarde, no real paço da Ajuda, a deputação da camara dos dignos pares, encarregada de levar ao conhecimento do mesmo augusto senhor que se acha installada.

O sr. Presidente: - A mesa vae informar a camara das faltas que ha em cada uma das commissões para se proceder á respectiva eleição.

(O sr. Secretario leu.)

O sr. Presidente: - Nas commissões de fazenda, legislação e administração publica falta um membro, pois que a todas pertencia o digno par conde de Cabral, que tendo fallecido em occasião em que esta camara não estava reunida, ainda se não tinha feito menção alguma d'esta grande falta.

Creio que a camara convirá em que por esta occasião se lance na acta que a mesma camara recebeu a noticia do fallecimento do sr. conde de Cabral com o mais profundo sentimento (apoiados), pois todos reconheciamos em s. exa. a par do seu muito saber o seu grande zêlo pelos trabalhos d'esta casa (apoiados repetidos).

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Na commissão de marinha tambem falta una membro, porque o sr. marquez de Sá não póde hoje pertencer á commissão, como acontece áquelles que depois de pertencerem a qualquer commissão formam parte do gabinete.

O sr. Ferrão: - A proposta do digno par, o sr. Rebello da Silva, que a camara ha pouco approvou, importa a reeleição das commissões que já existiam; e portanto parece coherente e logico, em virtude d'esta prorogação do mandato, que as mesmas commissões entendam que continuam a estar auctorisadas para indicarem a maneira de se completarem, pedindo á camara os dignos pares necessarios para preencherem as faltas que possa haver (apoiados).

O sr. Presidente: - Queira o digno par mandar para a mesa a sua proposta.

O sr. Ferrão: - Ella é tão simples, que creio que todos a comprehenderam (apoiados).

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvam a indicação que acaba de fazer o digno par, o sr. Ferrão, tenham a bondade de se levantarem.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Agora vae proceder-se ao sorteamento dos sete dignos pares que hão de formar a commissão para examinar o requerimento e os documentos apresentados pelo filho do nosso collega fallecido, o sr. conde de Cabral.

Foram sorteados os srs.: - Vicente Ferrer Neto Paiva, Rodrigo de Castro Menezes Pita, Miguel do Canto e Castro, Luiz de Castro Guimarães, José Maria Baldy, José Gerardo Ferreira Passos, José Augusto Braamcamp.

Vozes: - Alguns não estão em Lisboa.

O sr. Rebello da Silva: - Pelo menos ha dois nomes que não podem deixar de se substituirem, porque se sabe de certo que não estão em Lisboa; portanto parece-me evidente que se devem sortear mais dois.

Saíram sorteados os srs. Filippe de Soure, e Aguiar.

O sr. Presidente: - Ha de officiar-se a estes dois senhores.

Visto que ámanhã é dia de grande gala, a primeira sessão será depois de ámanhã, e então se designará a ordem do dia, o que hoje não se póde fazer, porque não ha objecto algum sobre a mesa.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 28 de abril de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Vallada, de Niza; Condes, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, da Ponte, do Sobral; Viscondes, de Algés, de Condeixa, da Vargem da Ordem; Barão de Villa Nova de Foscôa; Sousa Lobo, Barreiros, Silva Ferrão, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Fernandes Thomás.

1:206 - IMPRENSA NACIONAL. -1869