O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 15

engrandecimento e prosperidade da patria.

Está aberta a sessão.

do, fundado sobre a economia e sobre a riqueza.

Senhor! - A primeira virtude das nações é terem confiança em si proprias. Esta confiança nunca faltou a Portugal; firmou a sua independencia; robusteceu o seu credito; e é a segurança da nossa prosperidade futura.

Na politica moderada e liberal que distingue a nação está a alliança da monarchia com a liberdade; á sua sombra o povo prospéra e assegura-se o desenvolvimento pacifico e regular dos seus destinos. Apraza á Providencia, cujo auxilio Vossa Magestade invoca, e que sempre tem velado pelos portuguezes, continuar a proteger-nos, e a patria colherá o fructo dos nossos esforços.

Sala das sessões, 13 de janeiro de 1874. = Marquez d'Avila e de Bolama = Duque de Loulé = João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, relator.

O sr. Presidente: - Está em discussão na sua generalidade.

(Pausa.}

O sr. Presidente: - Como ninguem pede a palavra, vou pôr á votação o projecto na sua generalidade.

Posto á votação foi approvado.

O sr. Presidente: - Agora está em discussão na sua especialidade.

O sr. secretario (visconde de Soares Franco) leu cada paragrapho de per si, e não havendo quem pedisse a palavra, foram successivamente approvados os mesmos paragraphos sem discussão.

O sr. Presidente: - Vou nomear a grande deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso da corôa no dia e hora em que for designado por Sua Magestade.

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Andrade Corvo): - Pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara que Sua Magestade receberá a grande deputação na sexta feira, pela uma hora da tarde, no real paço da Ajuda. E se v. exa. me dá licença, mandarei para a mesa o seguinte requerimento:

«Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional, peço á camara dos dignos pares licença para que o digno par duque de Palmella, possa accumular, querendo, as funcções legislativas com as que exerce no ministerio da marinha.

«20 de janeiro de 1874. = João de Andrade Corvo.»

Lido na mesa o requerimento, foi approvado.

O sr. Presidente: - A grande deputação que ha de apresentar a Sua Magestade El-Rei a resposta ao discurso da corôa é composta, alem da mesa, dos dignos pares:

João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens.
Duque de Loulé.
Conde de Mesquitella.
Visconde da Silva Carvalho.
José Augusto Braamcamp.
José Lourenço da Luz.
Jayme Larcher.
Bispo de Vizeu.
Duque de Palmella.
Visconde da Praia Grande.
Conde de Fonte Nova.
Marquez de Sousa Holstein.
Conde de Cabral.

Segundo a communicação feita pelo sr. ministro dos negocios estrangeiros, Sua Magestade receberá esta grande deputação na sexta feira, pela uma hora da tarde, no paço da Ajuda.

A deputação que ha de assistir ás exequias por alma de Sua Magestade Imperial a Senhora Duqueza de Bragança, na segunda feira, 26 do corrente, na sé patriarchal, será composta, alem da mesa, dos dignos pares:

Marquez de Sá da Bandeira.
Marquez de Vallada.
Marquez de Pombal.
Conde de Linhares.
Marquez de Alvito.
Custodio Rebello de Carvalho.
José Ferreira Pestana.
José Joaquim dos Reis e Vasconcellos.
Conde de Casal Ribeiro.
Marquez de Ficalho.
Conde de Rio Maior.
Conde de Seisal.
D. Antonio José de Mello e Saldanha.

Estou convencido de que os dignos pares que não foram nomeados para esta deputação concorrerão a esta solemnidade religiosa.

Como não ha trabalhos sobre a mesa, a primeira sessão terá logar no proximo sabbado, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres e negocios de expediente.

Está levantada a sessão.

Eram quasi tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares presentes á sessão de 20 de janeiro de 1874

Exmos. srs: Marquez d'Avila e de Bolama; Conde de Castro; Duques, de Loulé, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Pombal, de Sá da Bandeira, de Sabugosa; Condes, de Cabral, de Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Algodres, das Galveias, da Louzã, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Seisal; Bispos, do Porto, de Vizeu; Viscondes, de Porto Carrero, da Praia Grande, de Soares Franco; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, D. Antonio de Mello e Saldanha, Fontes Pereira de Mello, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Barreiros, Larcher, Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Pestana, Reis e Vasconcellos e Franzini.