O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 8

SESSÃO DE 29 DE JANEIRO DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Marquez de Sabugosa

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

(Assistiu o exmo. sr. Mexia Salema, ministro da justiça.)

Ás duas e meia horas da tarde, achando-se presentes 26 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do sr. José Guedes Pereira de Castro, partipando, na qualidade de testamenteiro, o fallecimento do digno par do reino o conselheiro Felix Pereira de Magalhães.

Ficou a camara inteirada.

O sr. Presidente: — A camara quererá de certo que se lance na acta um voto de sentimento pelo fallecimento do nosso illustre collega o sr. conselheiro Felix Pereira de Magalhães.

(Apoiados.)

Em vista da manifestação da camara, considera-se approvada a minha indicação.

O sr. Ministro da Justiça (Mexia Salema): — O nobre presidente do conselho de ministros continua doente, e por isso me encarregou de, em seu nome, participar a v. exa. e á camara que logo fizera sciente a Sua Magestade El-Rei da decisão e votação que, na sessão de sabbado, houve sobre a questão politica que se agitou na camara dos senhores deputados, e que ficara assim aberto o conflicto entre o governo e a mesma camara.

Sua Magestade, no uso da sua prerogativa real, resolveu o conflicto chamando o conselheiro Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello para organisar novo ministerio.

O sr. Presidente: — A camara acabou de ouvir a participação feita pelo sr. ministro da justiça. Como a nova administração ainda hoje não póde comparecer aqui, levanto a sessão.

A seguinte será ámanhã 30 do corrente.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 29 de janeiro de 1878

Exmos. srs.: Visconde de Villa Maior; Duque de Palmella; Marquez de Fronteira; Condes, de Cavalleiros, da Ribeira Grande; Viscondes; de Algés, de Alves de Sá, dos Olivaes, do Seisal, de Soares Franco, da Villa da Praia; D. Affonso de Serpa, Mello e Carvalho, Barros e Sá, Costa Lobo, Cau da Costa, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Barreiros, Larcher, Martens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Franzini.