O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

203

CAMARA DOS DÍGAOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 6 DE FEVEHKIKO.

Presidencia do Ex.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretarios, os Srs. Visconde de Benagazil

Marquei de Ponte de Lima. (Assistiam todos os Srs. Ministros.)

Pela uma hora e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 32 dignos Pares, declarou o Ex. Sr. Presidente aberta a sessão. Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação. Não houve correspondencia. O Sr. Ferrão declarou que ha sessão de hontem houve na sala um sussurro tal que por vezes se vira obrigado a interromper o seu discurso, sussurro que attribuira ao pouco interesse que offereciam as suas palavras, e por conseguinte, vendo a desattenção que ellas mereciam, esteve pior mais de uma vez dando-o por terminado. Soube porém, quando se fechou a sessão, o motivo de tal sussurro, que fóra o recebimento da noticia de um acontecimento atroz, que tivera logar em Madrid, noticia que, espalhando-se pela Cartara, e levando a afflicção a todos os seus membros, causara o sussurro a que se referia. Declarou pois que se tivesse sabido de tão horrivel acontecimento antes de Se acabar a sessão, não só não teria feito reparo' no sussurro, mas que até sentiria suas forças quebradas para poder Continuar o seu discurso.

O Sr. Presidente do Conselho — Sr. Presidente, tendo hontem presenciado o profundo sentimento que causou aos membros desta Camara a noticia do horrivel attentado, do acontecimento inaudito que acabou de ter logar no reino visinho, eu faltaria ao meu dever se não aproveitasse o primeiro momento que se me offerece para informar a V. Em.ª e á Camara, que pelas ultimas noticias recebidas soube o Governo, que aquelle voz atten-attentado, e sem duvida inqualificavel, na época em que vivemos, segundo se espera não terá as tristes consequencias que hontem se recciava. A ferida que S. M. Catholica recebeu foi perpetrada por um assassino vestido de padre, que se diz pertencera á ordem dos Carmellitas: foi immediatamente preso, e é homem de uns 63 annos da idade. Parece-me ser o interprete dos sentimentos dos dignos Pares, propondo que se lance na acta a satisfação com que esta Camara recebeu a noticia que acabo de dar-lhe, de não ser perigoso o golpe recebido por S. M. Catholica (muitos apoiado)); e que esta resolução se participa ao enviado extraordinario e Ministro plenipotenciario da mesma Augusta Senhora nesta corte (vivos e repetidos apoiados).

Foi unanimemente approvado. O Sr. Marque: de Loulé pediu a palavra para participar A S. Ex.ª e á Camara que o Sr. Conde do Bomfim o havia encarregado de declarar que S. Ex.ª não comparecera na sessão de hontem por se ter achado incommodado de saude, participação que hontem não pode fazer, como lhe cumpria, porque quando entrou na sala já tinha começado a discussão da ordem do dia.

O Sr. Ministro do Reino leu e mandou para a Mesa a seguinte proposta:

Proponho, por parte do Governo, que a Camara remetta ao digno Par o Sr. Conde do Sobral, se elle quizer, a continuação do exercicio de Governador civil desta capital. = da Fonseca Magalhães.

Sendo esta proposta a mera applicação do principio que a Camara já approvou, declarou o Sr. Presidente que ia pó-la á votação.

O Sr. Visconde da Granja perguntou se na proposta se mencionavam os motivos que obrigam o Governo a faze-la.

O Sr. Ministro do Reino na proposta que acaba de apresentar não estão declarados os motivos que o Governo tem para pedir á Camara esta licença; no entanto, como já está resolvido que por motivo de utilidade publica os Pares do Reino possam exercer cumulativamente as suas funcções com as de qualquer outro emprego na capital, pareceu-lhe agora escusada a declaração que o digno Par exige; mas se os escrupulos de S. Ex.ª o levam a desejar que o Governo declare esses motivos, fa-lo-ha porque nenhuma duvida tem nisso. Declara por conseguinte, que é por motivos de urgencia, e de muita urgencia que o Governo supplica a permissão a que se refere.

O Sr. Visconde da Granja — Que o seu escrupulo tinha por fundamento a observancia litteral da lei, a qual determina que quando os Srs. Ministros façam similhantes propostas declarem logo os motivos que a isso os obrigam. Quando se tractára da dispensa dos outros dignos Pares declarou S. Ex.ª que havia vocalmente declarado esses motivos, mas como agora os não tinha declarado de viva voz nem por escripto, por isso fizera a pergunta sobre se tinha ou não declarado os motivos.

A Camara approvou a urgencia, assim como que a proposta não fosse remettida á commissão especial, nomeada em 26 de Janeiro do corrente anno: e em continuação approvou-se a mesma proposta.

ORDEM do dia.

Continua a discussão do projecto de resposta ao discurso do Throno.

O Sr. Ministro da Fazenda

Tendo dado a hora; levantou é Sr. Presidente a sessão, dando para ordem do dia de ámanhã a continuação desta discussão. Eram mais de quatro horas.

Relação dos dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 6 de Fevereiro. Os Srs. Cardeal Patriarcha, Silva Carvalho, Duque de Saldanha, Marquez de Castello Melhor, Marquez de Ficalho, Marquez de Loulé, Marquez das Minas, Marquez de Niza, Arcebispo de Palmyra, Conde das Alcaçovas, Conde d'Avila, Conde do Bomfim, Conde do Casal, Conde de Fonte Nova, Conde de Mello, Conde de Porto Côvo de Bandeira, Conde da Ribeira Grande, Conde de Rio Maior, Conde de Semodães, Conde do Sobral, Conde da Taipa, Conde de Tavarede, Bispo do Algarve, Visconde de Benagazil, Visconde de Campanhã, Visconde de Castro, Visconde de Fonte Arcada, Visconde da Granja, Visconde de Laborim, Visconde de Sá da Bandeira, Barão de Chancelleiros, Barão de Porto de Moz, Barão da Vargem da Ordem, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Silva Ferrão, Margiochi, Tavares de Almeida, Duarte Leitão, Fonseca Magalhães, e Marquez de Ponte de Lima.