O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 71

SESSÃO DE 18 DE FEVEREIRO DE 1873

Presidencia do exmo. sr. Marquez d'Avila e de Bolama

Secretarios - os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Visconde de Soares Franco

Ás duas horas da tarde, estando presentes 24 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da antecedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver observação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio da marinha e ultramar, enviando, para se distribuirem pelos dignos pares, 40 exemplares da Estatistica medica dos hospitaes das provincias ultramarinas, referida ao anno de 1871.

Deu se lhe o devido destino.

Um officio do ministerio do reino, satisfazendo em parte ao requerimento do digno par, o sr. conde de Rio Maior, em relação ao serviço dos expostos no continente do reino, e declarando que se pedira aos governadores civis do reino os restantes esclarecimentos.

Deu-se-lhe o devido destino.

O sr. Conde de Rio Maior: - Sr. presidente, em relação a esse requerimento dou-me por satisfeito, emquanto á primeira parte, e emquanto á segunda parece-me tambem estar já indicada ella no meu requerimento, pedindo que, pelo ministerio da justiça, me fosse respondido emquanto ao que perguntava sobre o registo parochial. Portanto, parece-me não haver necessidade de fazer novo requerimento, porque aquelle que apresentei já foi explicado n'essa parte a que allude o officio do ministerio dos negocios da justiça.

O sr. Presidente: - Já se officiou n'essa conformidade, e como o digno par está satisfeito, não ha mais nada a fazer.

O sr. Secretario (continuando a leitura da correspondencia): - Mencionou o officio n.° 230 da camara dos senhores deputados, enviando uma proposição sobre serem auctorisadas as camaras municipaes a vender os fóros, censos, pensões e direitos dominicaes, de que forem directos senhorios, quando o respectivo valor não exceder a quantia de 100$000 réis. Conjunctamente com esta proposição vinham os respectivos pareceres das commissões.

O sr. Presidente: - Vae ser remettida á commissão de administração publica para dar parecer sobre ella.

Não ha mais correspondencia. Se algum digno par tem algum parecer para mandar para a mesa, tenha a bondade de pedir a palavra.

(Pausa.)

O sr. Braamcamp: - Peço a palavra.

O sr. Presidente: - Tem v. exma. a palavra.

O sr. Braamcamp: - Declarou que a pedíra para ler um parecer da commissão de administração publica, o que effectivamente fez.

O sr. Secretario: - Repetiu na mesa essa leitura.

O sr. Presidente: - Manda-se imprimir com urgencia para entrar na ordem do dia, logo que seja distribuido pelos dignos pares.

Não ha trabalhos sobre a mesa de que a camara se possa occupar; por consequencia a primeira sessão terá logar ámanhã, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 18 de fevereiro de 1873

Exmos. srs.: Marquez d'Avila; Conde de Castro; Duque de Loulé; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Cavalleiros, de Fonte Nova, da Louzã, de Rio Maior; Bispos, de Bragança, de Lamego, de Vizeu; Viscondes, de Almeidinha, de Asseca, de Benagazil, de Chancelleiros, de Soares Franco; Barão de S. Pedro; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Xavier da Silva, Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Barreiros, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Franzini.

13

Página 72

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×