O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 16

SESSÃO DE 26 DE FEVEREIRO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo

Secretarios - os dignos pares

Henrique de Macedo Pereira Coutinho
Visconde da Azarujinha

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente."- Correspondencia.- Lida a participação do fallecimento do eminentissimo cardeal patriarcha de Lisboa, o sr. presidente da camara propoz. e a camara apoiou unanimemente, se lançasse na acta um voto de sentimento por tão infausto successo, e se interrompessem as sessões até ao dia do funeral de sua eminencia.

Ás duas e meia horas da tarde, sendo presentes 21 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte correspondencia:

Um officio da sr.ª D. Adelaide Elisa Xavier da Silva, agradecendo o voto de sentimento que esta camara mandou lançar na acta por morte de seu irmão, o digno par, Augusto Cesar Xavier da Silva.

A camara ficou inteirada.

Outro do ministerio da fazenda, enviando 140 exemplares de cada um dos relatorios do tribunal de contas, respectivos aos annos economicos de 1878-1879, 1879-1880 e exercicios de 1877-1878 e 1878-1879.

Para ser distribuido.

Outro do ministerio do reino, participando o fallecimento do eminentissimo cardeal patriarcha de Lisboa, cujo funeral se deverá realisar no dia 28 do corrente.

O sr. Presidente: -A camara acaba de ouvir a participação do fallecimento do nosso prezado collega o sr. cardeal patriarcha de Lisboa.

Supponho que a camara quererá se insira na acta da sessão de hoje una voto de sentimento por tão infausto successo, (Muitos apoiados) e se interrompam, as sessões até ao dia do funeral de sua eminencia. (Muitos apoiados.)

Os dignos pares que juntamente com a mesa, hão de compor a deputação que tem de assistir ás ceremonias funebres, será composta dos exmos. srs.:

Duque de Loulé.

Marquez de Fronteira.

Marquez de Monfalim.

Marquez de Vianna.

Conde dos Arcos.

Conde de Bertiandos.

Conde de Fonte Nova.

Conde de Margaride.

Conde de Paraty.

Conde de Porto Covo da Bandeira.

Conde de Rio Maior.

Visconde da Arriaga.

Visconde da Azarujinha.

A primeira sessão será na proxima sexta feira 2 de marco, e a ordem do dia a que estava dada para hoje.

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e quarenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 26 de fevereiro de 1883

Exmos. srs.: João de Andrade Corvo, Marqueses, de Penafiel, de Vallada; Condes, de Alte, de Castro; Viscondes, da Azarujinha, de S. Januario, do Seisal, de Villa Maior; Aguiar, Sousa Pinto, Machado, Couto Monteiro, Palmeirim, Fortunato Barreiros, Francisco Cunha, Henrique de Macedo, Ferreira Lapa, Trigueiros Martel, Gusmão, Reis e Vasconcellos, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Vaz Preto.

16