O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

231

extracto da sessão de 21 de fevereiro.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretarios os Sr.s V. de Benagazil, V. de Gouvêa.

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 36 D. Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a Sessão. Leu-se a Acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

Não houve Correspondencia. O Sr. V. de Sá — Leu e mandou para a Mesa um requerimento, que pediu se declarasse urgente por ser de muita necessidade que os esclarecimentos que pretende obter se achem nesta Camara, quando na mesma começar a discussão da Lei Eleitoral.

Mandou igualmente para a Mesa um Projecto de Lei, que leu.

O requerimento é o seguinte:

«Requeiro que com urgencia se peça ao Ministerio da Marinha e Ultramar um Mappa que contenha os seguintes dizeres, todos relativos os ultimas eleições para Deputadas ás Côrtes, e referidos a cada uma das Provincias Ultramarinas: 1.º O numero de Cidadãos que em cada Parochia foram recenseados para votar nas eleições primarias. 2.º O numero de Cidadãos, que effectivamente votaram nas ditas eleições. 3.º O numero de Eleitores de Provincia que concorreram á eleição de Deputados. 5.º O numero de Deputados eleitos em cada Provincia. Peço mais que se recommende a remessa prompta dai informações que. houver no Ministerio relativas aos quesitos mencionados, embora não sejam ellas completas, a fim, de poderem servir na discussão da Lei Eleitoral.. Camara dos Pares, 21 de Fevereiro de 1851 = Sá da Bandeira.

Tendo sido approvada a urgencia deste requerimento, foi o mesmo em continuação approvado.

O Sr. C. de Lavradio — Mandou para a Mesa a Representação do Sr. Marquez de Vallada, pedindo ser admittido aprestar juramento e a tomar assento na Camara como Par do Reino por direito de successão.