O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1580

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão de 6 de julho de 1868

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Secretarios os dignos pares Reis e Vasconcellos.

Mello e Carvalho

Pelas duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 19 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. Visconde de Fonte Arcada: — Sr. presidente, na sessão passada pedi a palavra, como consta da acta, para mandar para a mesa um requerimento em que pedia certas informações sobre o estado das producções alimenticias do reino, mas por um d'estes enganos a que todos estão sujeitos, em vez de pedir esses esclarecimentos pelo ministerio das obras publicas, pedi-os pelo do reino. Em vista d'este engano, mando para a mesa um novo requerimento em substituição d'aquelle.

O requerimento é o seguinte:

«Requeiro que pelo ministerio das obras publicas, commercio e industria, se remettam a esta camara, á proporção que forem chegando, as participações officiaes dos governadores civis do reino e ilhas, a respeito do estado das colheitas, d'este anno, dos generos alimenticios.»

Camara dos pares, 6 de julho de 1868. — Visconde de Fonte Arcada.

O sr. Secretario (Reis e Vasconcellos): — Não é preciso o novo requerimento, por isso que se acha sobre a mesa um officio do sr. ministro do reino, respondendo ao officio relativo ao requerimento do digno par visconde de Fonte Arcada, que não existem no ministerio do reino os esclarecimentos que o digno par pede, e que é ao ministerio das obras publicas que devem ser pedidos.

Inteirada.

O sr. Visconde de Fonte Arcada: — Muito bem.

O mesmo sr. secretario mencionou outro officio do ministerio do reino, remettendo, para serem distribuidos pelos dignos pares do reino, sessenta exemplares dos relatorios das visitas feitas aos districtos pelos respectivos governadores civis, em virtude da portaria de 1 de agosto de 1866.

Mandaram-se distribuir.

O sr. F. Thomás: — Pedi a palavra para participar a V. ex." e á camara que o sr. marquez de Sousa não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

O sr. Marquez de Vallada: — Sr. presidente, pedi tambem a palavra para declarar que não tenho comparecido a algumas sessões por motivo de molestia.

O sr. Presidente: — Se alguns dos srs. relatores de commissões têem pareceres a apresentar, convido-os a manda-los para a mesa.

(Pausa.)

O sr. Presidente: — Não havendo nenhum parecer, não ha objecto de que nos possamos occupar. Por isso a seguinte sessão será na proxima sexta feira, sendo a ordem do dia apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 6 de julho de 1868

Os ex.mos srs.: Conde de Castro; Duque de Loulé; Marquez de Vallada; Condes, de Avillez, de Cabral, de Campanhã, de Fornos, de Rio Maior; Viscondes, de Benagazil, de Fonte Arcada; Barão de Villa Nova de Foscôa; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Margiochi, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Baldy, Rebello da Silva, Pinto Geraldes, Menezes Pita, Fernandes Thomás, Ferrer.