O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 3 DE ABRIL DE 1873

Presidencia do exmo. sr. Marquez d'Avila e de Bolama

Secretarios - os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiro
Visconde de Soares Franco

Ás duas horas da tarde foi declarada aberta a sessão, estando presentes 21 dignos pares.

Approvou-se e leu se a acta da sessão precedente, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Quatro officios da presidencia da camara dos senhores deputados acompanhando igual numero de proposições, cujo objecto e direcção foi a seguinte:

1.ª Auctorisando o governo a subsidiar uma companhia ou empreza que fizer a navegação a vapor entre Lisboa e a ilha da Madeira e os portos do Algarve;

2.ª Sobre o melhoramento da reforma aos majores reformados Joaquim José Martiniano de Mello, e João Antonio Rosado;

3.ª Sobre o modo de fazer a promoção dos empregados dos differentes ministerios em quanto n'elles houver addidos;

4.ª Auctorisando o governo a reformar no posto de cirurgião mór o antigo cirurgião ajudante José Romão Rodrigues Nilo.

Estas proposições foram distribuidas 1.ª e 2.ª á commissão de fazenda e 3.ª e 4.ª á de guerra.

O sr. Mártens Ferrão: - Mando para a mesa o parecer da commissão de fazenda approvando o orçamento para o futuro anno economico.

Leu-se e mandou-se imprimir.

O sr. Larcher: - Sr. presidente, ha dias decidiu esta camara que o parecer n.° no voltasse ás commissões de guerra, marinha e fazenda, e isto com assentimento do sr. presidente do conselho, que estava presente. Entenderá porventura a camara que é conveniente resolver-se, por qualquer fórma, uma questão que ficou pendente da anterior sessão legislativa; e como nos resta muito pouco tempo
da actual, é com o intuito de evitar as demoras inherentes ao trabalho successivo das tres commissões, que peço a v. exa. consulte a camara sobre a conveniencia d'ellas tratarem conjunctamente d'este assumpto.

O sr. Presidente: - Não me parece que seja preciso consultar a camara, porque o requerimento do digno par póde ser resolvido pelas tres commissões, como tem acontecido já por mais vezes.

O digno par pede que as commissões de marinha, guerra e fazenda se reunam conjunctamente para examinarem o projecto a que se refere o parecer n.° 110, que foi mandado a estas commissões a pedido do sr. presidente do conselho.

Parece-me que exprimir o desejo do digno par é o mesmo que recommendar ás commissões que o tomem na de vida consideração (apoiados).

Não ha precedente de que a camara resolva sobre estes pedidos; as commissões é que os decidem conforme as conveniencias do serviço.

O sr. Larcher: - Agradeço a v. exa.

O sr. Braamcamp: - Mando para a mesa dois pareceres da commissão de fazenda.

Leram-se na mesa e mandaram-se imprimir.

O sr. Presidente: - Pergunto se ha ainda algum digno par que tenha pareceres de commissões a mandar para a mesa.

(Pausa.)

Como não ha mais nenhum parecer a apresentar, e como não existe na mesa trabalho algum de que a camara se possa occupar, dou por terminada a sessão. A ordem do, dia para amanhã é a apresentação de pareceres e a discussão d'aquelles á respeito dos quaes a camara julgar conveniente que se dispense o regimento.

Está encerrada a sessão.

Eram quasi tres horas.

33