O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

493

SESSÃO DE 15 DE MARÇO DE 1859.

PRESIDENCIA DO Ex.mo SR. VISCONDE DE LABORIM

VICE-PRESIDENTE

Secretarios, os Srs. Conde da Ponte, D. Pedro Brito do Rio.

(Assiste o Sr. Presidente do Conselho.)

Pelas duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 26 Dignos Pares, declarou o Ex.mo Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual ninguem reclamou. Não houve correspondencia.

O Sr. Presidente do Conselho — Sr. Presidente, pedi a palavra para ter a honra de participar á Camara, que o actual Ministerio, na impossibilidade em que se achava de poder gerir os negocios publicos, julgou do seu dever pedir a Sua Magestade que houvesse por bem de lhe acceitar a sua demissão; e Sua Magestade, em consequencia deste pedido a que Se Dignou de deferir, encarregou o Sr. Duque da Terceira da formação de uma nova Administração.

O Sr. Presidente — Consta na Mesa que Sua Magestade Se Digna receber na quinta-feira, ao meio dia, a deputação desta Camara, que ha de apresentar á Sancção do Mesmo Augusto - Senhor alguns autographos de Leis que já foram approvados. Vai por conseguinte ler-se a lista dos nomes dos Dignos Pares que hão de compor a deputação (leu).

Vice-Presidente; e os Srs.: Secretario, Conde de Peniche; e Dignos Pares, José Feliciano da Silva Costa, José Izidoro Guedes, José Maria Eugenio d'Almeida, Julio Gomes da Silva Sanches, e Luiz do Rego da Fonseca Magalhães.

O Sr. Visconde de Ourem — É para fazer uma declaração; que, se estivesse presente á sessão de hontem, votaria no sentido em que votaram tres Dignos Pares!.. (Vozes — Não se póde tomar esta declaração). Não póde tomar-se? (Vozes — Não póde, porque se refere a uma sessão secreta).

O Sr. Presidente — Em vista da declaração que acabou de fazer o Sr. Presidente do Conselho, e em conformidade com as praticas parlamentares ficam suspensas as nossas sessões, em quanto o novo Gabinete não estiver organisado (apoiados). Está, portanto, levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 15 de Março de 1859.

Os Srs.: Visconde de Laborim; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Loulé, das Minas, de Niza, de Pombal, e de Vallada; Condes, das Alcaçovas, do Farrobo, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, do Sobral, e de Thomar; Viscondes, de Algés, d'Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Fonte Arcada, e de Ourem; Felix Pereira de Magalhães, Margiochi, Aguiar, Larcher, e Brito do Rio. _