O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 41

Presidencia do exmo. sr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens (vice-presidente)

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Marino João Franzini

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. - A correspondencia é enviada ao seu destino.- Suspensão da sessão até á chegada do novo ministerio. - Reabertura. - O sr. presidente declara que, pelo motivo de uma discussão na outra casa do parlamento, não poderia o novo ministerio apresentar-se na camara dos dignos pares.

As duas horas da tarde, sendo presentes 32 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio da presidencia do conselho de ministros, participando que, tendo Sua Magestade El-Rei exonerado o ministerio presidido pelo conselheiro Anselmo José Braamcamp, a pedido deste, nomeará o novo gabinete organisado pela seguinte fórma:

Presidente do conselho e ministro do reino, o conselheiro Antonio Rodrigues Sampaio.

Ministro da justiça, o conselheiro Antonio José de Barros e Sá.

Ministro da fazenda, o conselheiro Lopo Vaz de Sampaio e Mello.

Ministro da guerra, o coronel de engenheria Caetano Pereira Sanches de Castro.

Ministro dos negocios estrangeiros, interinamente, o sr. Miguel Martins Dantas.

Ministro da marinha, o dr. Julio Marques de Vilhena.

Ministro das obras publicas, o dr. Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro.

Ficando interinamente encarregado do expediente do ministerio dos negocios estrangeiros o sr. presidente do conselho.

Ficou a camara inteirada.

Outro do ministerio dos negocios estrangeiros, devolvendo, sanccionado, o autographo do decreto n.° 14 do projecto de lei n.º 25.

Para o archivo.

O sr. Presidente: - Consta-me que o novo gabinete se acha na camara dos senhores deputados e, como é possivel que ainda se apresente hoje nesta casa, creio que será conveniente suspender a sessão por algum tempo, a fim de aguardar a sua chegada. (Apoiados.)

Os dignos pares que approvam que se suspenda a sessão, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

Suspendeu-se a sessão ás duas horas e um quarto.

Reabriu-se a sessão ás quatro horas e dez minutos.

O sr. Presidente: - Continúa a sessão Achando-se o gabinete empenhado n'uma discussão, na outra casa do parlamento, e não sendo possivel apresentar-se ainda hoje n'esta camara, vou levantar a sessão.

A proxima sessão será na segunda feira, e a ordem do dia, depois da apresentação do gabinete, trabalhos em commissões.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e um quarto da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 26 de março de 1881

Exmos. srs.: João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Marquezes, de Monfalim, de Penafiel, de Pombal, de Sabugosa; Condes, de Avillez, de Cabral, de Castro, da Fonte Nova, da Louzã, de Podentes, da Ribeira Grande, da Torre, de Valbom, de Bertiandos, de Rio Maior; Bispo, eleito do Algarve; Viscondes, de Almeidinha, da Bivar, de Borges de Castro, de Chancelleiros, da Gandarinha, de S. Januario, das Laranjeiras, de Ovar, da Praia, da Praia Grande, de Seabra, do Seisal, de Soares Franco, de Villa Maior; Ornellas, Mello e Carvalho, Quaresma, Antonio Machado, Couto Monteiro, Magalhães Aguiar Pequito de Seixas, Serpa Pimentel, Barjona de Freitas Cau da Costa, Palmeirim, Bazilio Cabral, Andrade Corvo, Ferreira Lapa, Mendonça Cortez, Abreu e Sousa, Pinto Bastos, Castro, Fernandes Vaz, Reis e Vasconcellos, Mancos de Faria, Mexia Salema, Camara Leme, Daun e Lorena, Franzini, Placido de Abreu, Calheiros, Thomás de Carvalho, Ferreira Novaes, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida, Costa Lobo, Sousa Pinto,. Fontes Pereira de Mello Augusto de Aguiar, Pereira de Miranda.