O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1305

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO PREPARATORIA EM 17 DE DEZEMBRO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios os Srs. Margiochi.

Visconde de Benagazil.

(Assistiram os Srs. Presidente do Conselho, e Ministro do Remo.)

Pouco antas das duas horas da tarde, tendo-se verificado que estavam presentes 36 Dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a Sessão.

O Sr. Presidente annunciou que se ia proceder á eleição de dois Secretarios; e convidou para servirem de escrutinadores os Sr. Marquez de Loulé, e Marquez de Ponto de Lima.

Corrido o escrutinio com as formalidades do estylo, e tendo entrado na uma 36 listas, sahiram eleitos Secretarios

Os Srs. Margiochi.............com 34 votos.

Visconde de Benagazil... » 34 >.

O Sr. Presidente annunciou que se ia proceder á eleição de dois Vice Secretarios.

Precedendo as mesmas formalidades que na eleição anterior, sahiram eleitos.

Os Srs. Marquez de Ponte de Lima com 23 votos.

Marquez de Loulé....... » 21 »

O Sr. Presidente declarou que se achava constituida a Mesa para a presente Sessão extraordinaria do anno de 1851, o que se devia levar ao conhecimento de Sua Magestade por uma Deputação composta delle Sr. Presidente, e do Sr. Secretario Visconde de Benagazil, e mais dos Srs. Duque de Palmella, Duque da Terceira, Marquez de Castello Melhor, Marquez de Ficalho, e Marquez de Fronteira.

sessão constituida.

O Sr. 1.º Secretario leu a Acta da Sessão preparatoria, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Silva Carvalho mandou para a Mesa a Carta Regia, que nomea Par do Reino o Sr. Conselheiro Ferrão; e requereu que, na conformidade do Regimento, fosse remettida á Commissão de Poderes para a examinar.

O Sr. Presidente nomeou para formarem aquella Commissão os Srs. Silva Carvalho, Visconde de Algés, e Conde do Bomfim, encarregando a de examinar a referida Carta Regia.

O Sr. Ministro do Reino participou á Camara que a Deputação leria a honra de ser recebida por Sita Magestade ámanhã ao meio dia!

Deu-se conta da seguinte correspondencia;

Um Officio do Digno Par o Sr. Visconde de Gouvêa, participando não poder comparecer na abertura da Camara, por falta de saude. — Para o Archivo.

Outro do Digno Par o Sr. Serpa Machado, participando Um bem que, achando-se mal convalescido das suas graves enfermidades não se sente com forças de fazer jornada para a Capital, e tomar o seu logar na Camara. — Para o Archivo.

O Sr. Presidente annunciou que se ia proceder á eleição de dous Dignos Pares que com o Presidente da Camara tem de compor a Commissão que deve apresentar o projecto de Resposta ao Discurso da Corôa.

Corrido o escrutinio, e apuradas as 36 listas, que entraram na Urna, sahiram eleitos os Srs.

Arcebispo de Palmyra, com 21 votos.

Marquez de Loulé, com 21 votos.

O Sr. Presidente designou o dia de ámanhã para a seguinte Sessão, dando para ordem do dia da mesma a eleição das Commissões geraes da Camara; e levantou a Sessão. — Eram quasi tres horas.