O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 54

SESSÃO DE 22 DE MAIO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. José de Mello Gouveia

Secretaries - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - Consigna-se na acta um voto de sentimento pela morte do digno par D. Antonio José de Mello Saldanha. - Lê-se na mesa o decreto autographo adiando as côrtes geraes para o dia 4 de junho proximo.

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presentes 25 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida e approvada, sem reclamação, a acta da sessão antecedente.

Deu-se conta da seguinte

Correspondencia

Um officio da sr.ª D. Anna Carlota de Azevedo, communicando o fallecimento de seu prezado marido o par do reino D. Antonio José de Mello Saldanha, e que o seu funeral terá logar na quarta feira, 23 do corrente, ás onze horas da manhã.

O sr. Presidente: - Pela triste noticia que acaba de ser lida, temos a deplorar a perda de mais um nosso collega, que prestou eminentes serviços á liberdade e á patria, sendo geralmente estimado por as suas qualidades de caracter e pelo seu trato social.

Creio que a camara quererá que se lance na acta um voto de sentimento por este successo. (Apoiados.}

Continuou a leitura da correspondencia.

Um officio do ministerio das obras publicas, enviando 90 exemplares da folha que deixou de acompanhar as contas do mesmo ministerio remettidas a esta camara.

Deu-se-lhe o destino conveniente.

Outro do ministerio do reino, acompanhando o programma para a sessão real extraordinaria, que se verificou no dia 21 de maio corrente.

Para o archivo.

Dois da presidencia da camara dos senhores deputados, enviando as seguintes proposições de lei:

Auctorisando o governo a mandar inspeccionar novamente o capitão reformado do exercito da provincia de Angola, João Chrysostomo Ribeiro Guimarães.

Á commissão de marinha.

Alterando os dizeres do artigo 179.° da actual edição da pauta geral das alfandegas.

Á commissão de fazenda.

O sr. Presidente: - A deputação que ha de representar esta camara no funeral do nosso chorado collega, o sr. D. Antonio de Mello, será opportunamente avisada.

Leu-se na mesa um officio do ministerio do reino, acompanhando o seguinte

Decreto

Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia, no artigo 74.°, § 4.°; tendo sido ouvido o conselho de estado nos termos do artigo 110.° da mesma carta: hei por bem, em nome de El-Rei, adiar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza para o dia 4 do proximo mez de junho.

O presidente da camara dos dignos pares do reino assim o tenha entendido para os effeitos convenientes.

Paço da Ajuda, em 22 de maio de 1883. = PRINCIPE REGENTE. = Thomás Antonio Ribeiro Ferreira.

O sr. Presidente: - Em virtude do decreto que se acaba de ler, as côrtes geraes da nação estão adiadas para o dia 4 de junho proximo.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 22 de maio de 1883

Exmos. srs. José de Mello Gouveia; Marquezes, de Penafiel, de Sabugosa, de Vallada; Conde de Alte; Viscondes, de S. Januario, de Soares Franco; Pereira de Miranda, Couto Monteiro, Basilio Cabral, Montufar Barreiros, Jeronymo Maldonado, Gusmão, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Pires de Lima, Franzini, Placido de Abreu, Calheiros, Thomás de Carvalho, Seiça e Almeida.