O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

124

A Camara applica-se com assiduidade ao exame da lei proposta sobre a reforma eleitoral, assumpto tão grave, quanto o póde ser a mais livre o verdadeira expressão do povo sobre os Representantes da nação pela Camara electiva. A Camara, conscia da sua alta missão em objecto tão importante, espera que ha de saber conciliar com a gravidade do assumpto e seu grande alcance a devida apreciação do respectivo projecto de Lei, bem como de todas as outras medidas que forem reclamadas pelo interesse publico, procurando assim corresponder com a maior dedicação á confiança que Vossa Magestade Se Digna depositar na Camara dos Pares.

Camara dos Pares, 14 de Novembro de 1859. — Visconde de Laborim, Vice-Presidente = Joaquim Antonio de Aguiar = Visconde de Algés.

O Sr. Presidente — Está por tanto em discussão.

(Pausa.)

Vejo que ninguem pede a palavra, e então vou polo a votação (apoiados). Foi approvado.

O Sr. Visconde de Balsemão — Pedi a palavra a V. Ex.ª unicamente para observar, que é necessario alterar o modo como acaba esta resposta, que no" seu ultimo artigo diz, que a Camara examinara' a Lei sobre a reforma eleitoral. Ora, esta já está discutida e votada, e então e indispensavel alterar estas palavras a que alludi (apoiados).

O Sr. Presidente — A votação entende-se ser, salva a redacção (apoiados).

A primeira sessão será segunda-feira (21 do corrente); e a ordem do dia a discussão do parecer n.º 162 sobre o projecto de lei n.º 174, e pareceres de commissões. Está levantada a sessão.

Eram quasi quatro horas da tarde.

Relação dos Dignos Pares, que estiveram presentes na sessão do dia 18 do novembro de 1859.

Os Srs. Visconde de Laborim — Cardeal Patriarcha — Duque da Terceira — Marquezes, de Ficalho — de Fronteira — de Niza — da Ribeira — de Vallada — Condes, dos Arcos — d'Azinhaga — de Bomfim — de Mello — de Peniche — da Ponte de Santa Maria — do Sobral — Bispo de Beja — Viscondes, d'Algés — d'Athoguia — de Balsemão — de Benagazil — de Castellões — de Fonte Arcada — de Fornos d'Algodres — da Luz — de Sá da Bandeira — Barões, de Porto de Moz — da Vargem da Ordem — Mello e Saldanha — Pereira Coutinho — Sequeira Pinto — F. P. de Magalhães — Ferrão — Proença — Aguiar — Larcher — Izidoro Guedes — Eugenio d'Almeida — Brito do Rio.