O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Junho de 1920

Luís de Orneias Nóbrega Qaintal. Manuel José Fernandes Costa. Maximiano Maria de Azevedo Faria. Miguel Augusto Alves Ferreira. Nuno Simões. Orlando Alberto Marcai. Rodrigo Pimenta Massapina. Vasco Borges.

Vasco Guedes de Vasconcelos. Vitprino Henriques Godinho. Vitorino Máximo de Carvalho Guimarães. Xavier da Silva.

Pelas 13 horas e 47 minutos, com a presença de 30 Srs. Deputados, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Leu-se a acta.

O Sr. Presidente : — Vai proceder-se à segunda chamada. Eram 14 horas. Procedeu-se à segunda chamada.

O Sr. Eduardo de Sousa (sobre a acta):— Sr. Presidente: eu ontem tive a honra de falar sobre a acta, pedindo a V. Ex.a para se lerem os nomes dos Srs. Deputados que faltaram à sessão.

Sr. Presidente: por muitas razões, e de vária ordem, pela manutenção e pelo prestígio parlamentar, é necessário que isto assim não continue. (Apoiados).

Vozes : —Muito bem.

O Orador:—Não é por um ou dois minutos, pela falta de um ou dois Deputados que se deve estar a levantar continuamente >as sessões, sob o pretexto de falta de número.

Sr. Presidente : pela parte que me toca, eu sou um dos mais assíduos frequentadores desta Câmara, de princípio ao fim, (Apoiados), mas torna-se-me mui-

to difícil estar aqui antes das 14 ou 14 horas menos 5 minutos.

Sr. Presidente: eu vi na imprensa, no seu relato parlamentar, que alguns Deputados tinham dito que eu estava a representar uma comédia. Eu poderei errar nos meus conceitos, poderei errar nos meus intuitos, mas de maneira alguma serei um comediante. (Apoiados).

Não consinto que alguém se insurja contra o que eu considero o meu direito. Tenho o direito de pedir os documentos e as explicações que entender. (Muitos apoiados).

O Sr. Ferreira da Rocha: — Já há número.

O Orador:—V. Ex.a está enganado, eu não estou a representar. (Apoiados).

Já que daí me falam, eu direi que essas bancadas estavam desertas ainda há pouco, e agora só têm dois ou três Srs. Deputados. (Apoiados).

Protesto contra semelhante afirmação. (Afjoiados).

Vozes:—Muito bem. O orador não reviu.

O Sr. Ladislau Batalha: — Sr. Presidente': o artigo 23.° do Regimento não foi cumprido, pois logo a seguir à segunda chamada níío se fez a contagem, para se declarar se havia ou não havia número.

Jii incorrecto o que se está fazendo. Não se cumpre a lei; os Srs. Deputados têm de estar aqui à hora que o Sr. Presidente marca.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Estão presentes 59 Srs. Deputados. Não há número.

A próxima sessão é amanhã, às 13 horas.

Está encerrada a sessão.

Eram 14 horas e 15 minutos.