O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

^S&^Sgt

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO

EM l DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ex,mo Sr. Jorge de Vasconcelos Sanes

António Marques das leves Mantas

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — Abre-se a sessão com a presença de 35 Srs. Deputados. E lida, a, acta. Dá-se conta ã1) expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Afonso Maldonado pregunta se sobre q. Mesa existe algum trabalho sobre a revisão do Regimento da Câmara t f az considerações sobre a maneira como decorrem os trabalhos parlamentares. Falam sobre o mesmo assunto os Srs. Torres Garcia e Al° meida fiibeieo.

Encontrando-se presentes 55 Srs. Deputados, é aprovada a.acta.

É feita, em contraprova, a votação do requerimento apresentado na anterior sessão, para imediata discussão do crédito a conceder a Misericórdia, do Porto. Aprova se o requerimento. Inicia-se a discussão do projecto de lei concedendo à Misericórdia do Porto um subsidio de 360 000$,

O Sr. Carvalho da Silva declara que a minoria monárquica resolveu não votar propostas envolvendo aumento de despesa, mas abre excepção para a relativa à Misericórdia do Porto. - Usam da palavra sobre a mesma proposta os Srs. João Salema, Pinto da Fonseca, Plínio Silva. que apresenta uma substituição ao artigo 1.°

O Sr. Presidente declara não poder aceitar a-pro posta de substituição do Sr. Plínio Silva.

Falam ainda atèrca da proposta os Srs. Almeida Ribeiro, -loâo Luís Ricardo, Francisco Di-nit de Carvalho, que apresenta uma proposta, An- • tónio Correia e Ministro do Trabalho (Lima Duque).

É aprovado o projecto na generalidade, e, sem discussão, é também aprovado na especialidade.

O Sr. Agatão Lança requere a imediala discussão do projecto respeitante a conceder elevação de pensão à viúva e órfãos do tenente Raul Cascais.

São aprovados o requerimento e o psojecte sem discussão.

Ordem do dia.—'-Prossegue o debate político a propósito da apresentação do Governo

Luís da Gosta Amorim

Usam da palavra os Srs. Mário Ramos e Torres Garcia.

São lidas notas de interpelação, do Sr. Cunha Leal ao Sr. Ministro das Finanças nôhre as suas ideas em matéria cambial e <ío de='de' regulamento='regulamento' a='a' ostreicidtura.='ostreicidtura.' ao='ao' sr.='sr.' p='p' pedrosa='pedrosa' dam='dam' sobre='sobre' ministro='ministro' falta='falta' _0neill='_0neill' marinha='marinha' da='da'>

O Sr. António Auyusto Pires pede a palavra para explicações.

Ê introduzido na sala o Sr. João Carlos Costa.

Prosseguindo o debate político, usam da palavra os Srs. Jorge Capinha, Anrónio Luís Gomes, Cunha Leal, Presidente do Ministério ( \ntonio Granjo), António Maria da Silva, Presidente do Ministério (António Granjo) para responder ao orador 'antecedente. Carvalho da Silva, Jorge Capinha. Termina o debate político, e encerra-se a sessão, marcando o Sr. Presidente a seyuinte com a respectiva ordem cfo dia.

Documentos enviados para a mesa durante a sessão. — Proposta de lei, requerimentos, parecer, renovação de iniciativa.

Abertura as 13 horas e 30 minutos.

Presentes à chamada 55 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão: