O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos Deputados

não tivesse a noção verdadeira do que isto representa.

Mas, como tomos o costume de deixar as cousas sempre para mais tardo, dando a impressão de qne, por vezos, não compreendemos bem o seu verdadeiro significado, é que tenho a honra de propor a V. Ex.a se digne consultar a Câmara sobre se permite que aos aviadores seja manifestada toda a nossa admiração pelo seu acto, que eu julgo representa uma glória para Portugal.

Sr. Presidente: eu não tenho dúvida de que a Câmara receberá com carinho o voto que eenho de propor, e que .os aviadores compreenderão que com eles vai a alma nacional, olhando-os através do espaço. Portugal marca, neste momento, tanto no campo da ousadia como no da sciôncia, um lugar proeminente, pois que o empreendimento que se procura efocti-var nào é apenas um gesto temerário, mas também uma descoberta scientífica, pois que junto com o pi'ôto aviador vai um ilustre sábio, o Sr. Gago Coutinho, que muita luz e glória trará para a sciên-cia portuguesa.

Não desejo, alongar-me em considerações, e por isso vou terminar propondo que a Câmara seja consultada no sentido de permitir que V. Ex.a, em nome dela, diga aos ilustres aviadores que esta Câmara tem a verdadeira corapreen-ção do sou gesto e que os acompanha nesse desferir de asas através do espaço.

Tonho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Sá Cardoso: — Sr. Presidente: ouvi com atenção a exposição feita pelo Sr. "Rodrigo Rodrigues, e em nome do Partido Reconstituinte eu associo-me ao voto por S. Ex.a proposto a respeito do raid Lisboa-Brasil.

Ele representa um grande rasgo de audácia, e recorda mais uma vez as velhas tradições da nossa raça.

Não posso pois, deixar de me associar ao gosto desses heróicos aviadores que são Sacadura Cabral e Gago Coutinho, fazendo os molhoros votos para que este raid seja coroado de excelente êxito e que tenhamos de os receber com hinos e saudações.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Leio Portela: — Sr. Presidente : em nome do Partido Republicano Liberal eu associo-me com todo o entusiasmo ao voto proposto pelo Sr. Rodrigo Rodrigues.

De facto, o raid que se vai realizar representa uma grande audácia, porquanto ó tentada pela primeira vez a travessia do Atlântico, na parte mais larga.

Sr. Presidente: acompanha o arrojado piloto um ilustre oficial de marinha que no mundo scientífíco é considerado um sábio; refiro-me ao Sr. GagD Coutinho, qne neste raid vai aplicar on sextante da sua invenção; destinado exclusivamente á aviação, cuja experiência efectuou no raid Lisboa-Madeira.

É, pois, com todo o entusiasmo que me associo em nome do Partido Republicano Liberal, ao voto que foi proposto nesta Câmara.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Jaime Silva:—Pedi a palavra para em meu nome e no da minoria monárquica, me associar à manifestação que esta Câmara está fazendo em homenagem àque-IPS qne vão levar a nossa aviação à prática de um acto de elevado arrojo,

É profunda a nossa admiração por esses dois homens, que querem levar, como outrora, bem longe da nossa Pátria, a uma Pátria amiga e irmã, o nosso génio de raça aventureira, de raça antiga, bela e honrada.

Assim a minoria monárquica compartilha gostosamente da proposta apresentada pelo ilustre Deputado Sr. Rodrigo Rodrigues, endereçando daqui as suas saudações aos aviadores que hoje iniciam o seu extraordinário voo, o seu extraordinário acto de heroísmo, e, fazendo votos porque resulte bela e vitoriosa a tentativa, ardente é o nosso desejo de que a nação amiga e irmã onde vão ser levadas as nossas saudações de amizade os receba com aquele mesmo entusiasmo qua nós portugueses, sentimos por ver mais uma vez definida, e tam bem essa raça que outrora foi tam gloriosa e que ainda novamente o há-de ser.

Tenho dito.

O orador não reviu.