O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ilO

Diário dag Seaeôès do Congresso

' -me de entrar neste"'debatei 'se"se tratasse .simplesmente1^ rebater»'opinlò^' em contrário,' eoía relação; "à' 'proposta, q^a está jna Miesa.-Mas^poYquè sim também - signa-•tário dessa'proposta •#] ainda fwjrque sen-ây Sònsdor, i tenho- uma1 «ceTlttnecessidade *der .esclarecer-'"a-qiii al'm{ineira>d(e \ er 'Ia •imnhat'Câmara,—--vou1 ocupar a 'atençELo •cio-Congresso.1 !-.'•• i, • -!.i i- -ir-

Sr ."Presidente: a-primeíTá1 Vcz'que na .Mesa do Senado1 se1'recebeu-o'ébnvií e da Câmarpa dos Deputado*?; paira- sei*1 boavo-cado o Coflgressor levanta-se: ali um - certo .• espírfto •' -de- '• oposição Contra • 5sse ••acto, porque Çl& -n-ão ia'perfeitamente es-oíapecido, • Cariai 'tranquilizar--o^ membros do .:Senad0v-Pareceu depreendesse, d,a redacção desse ofício, que o Congresso ers exclusivamente convocado,_ não só para defítí!r~à cóhsftttilçãó^hma^ctJniissão, co-~-&

Sr. Presidente: os Srs.'Séííàdt»ifes entenderam por^ unanimidade que isso não podia1 séf, que nisso 'ia um 'afoitado às prerrogativas do ^n^^o,^e,.^oi essa a ma ^ejra d.q iver"q_ue pre^lqçen^aOi^-sain.e, da o'ufra Câmara. -•_ 1(l ,, ,

Mais tarde foi apresentada uma moção qu^ reiiniu jps aplauso?, do Se&Êid©, com £i.cepç5p .dos- membrosífdi?.' ceatco,, onde ,í>e. senta BI. os, deJegadojs dio Partido, Utiio-jnista, ^íeis^,'«i.oção, csonsigíi^tvaíse que o ^nadp, - era .-apologista,^;»> princípio} de, eleição, ',duma nosso ^pírito. Oquo, jjtílo,,.va\ei;'a peqa, contrarLá-

Iftgj ,•,.,, l. í U, lr l' ' 'P

.v ffNâf>.tvisa, a .propostA-fl-pen^s a exaaai-naíi 8,^,, AS, copias-,quQ',se,líJazem-ein nome d$ Egta^O'. ,relativas à guerra,'são;bem feitas, e com escrúpulo; visa ainda a ^a-]?©,r ao,,que

O Sr. Costa Júnior:—Mais alguma causai disse do ^ue -^ístê faa»»f"apenas eco de-amisaçõefi» : '"' -. l >"' r -•'

O Orador:—Pois bem, desde'que houvo acusações concretas, é necessário que 'se esclareça tudcr.

É este o meu desejo, corno é, com certeza c de todo o Congresso.

Teimo ilito.

O orador não reviu.

O Sr. Júlio Martins: — A proposta aprosentadd^ não se prestaria à discussão que o Sr. António da Fonâeca trouxe ao Purlamonto.

Tonia, porém, as questões no campo em que .is colocam, e reconhece o direito de S. Ex.a

•tL justo que o Partido Evolucionista apresente T s ideas que defendeu a propósito do mquóuto sobre o incêndio do Depósito do Fardamentos.

Não só circulavam entre a opinião pública bo.itos de suspeiçào que era necessário varrer, coitío o próprio Sr. Ministro da -Guerra tinha feito sobre o Caso graves afirmações.

• Surgiram dúvidas não só sobre o Âmbito da comissão mas tambôm quanto ao* seus membros.

A maneira de ver quo o Partido Evolucionista defende é a que, então, sustentava: inquérito amplo e largo e poderes plenos a cada membro da comissão para individualmente examinar em qualquer repartição ou secretaria de Estado o que se lhe afigure que tenha importância para o esclarecimento do assunto.

Compreende que os sorviços públicos não podem estar â mercê de que a toda a hora sejam embaraçados, mas também a esse respeito tinha o Sr. Cruz e Sousa, do saudosa memória, a opinião de que as repartições que tivessem de ser visitadas fossem avisadas com antecedência de um ou dois dias para que os serviços não fossem perturbados.

Procedendo-se assim, o público fica melhor impressionado, ao passo que, áeguin-do-se o critério do Sr. António da Fonseca, as suspeitas avolumar-se hão numa atmosfera envenenada consciente e inconscientemente.

Trocam-se apartes.