O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Congresso

Valentim Guerra. Veatnra Malheiro Rcimao. Vorgiho da Conceição Costa. Vinato Gomes da Fonseca.

O Sr. Presidente: — Estão presentes 73 Srs. Congressistas.

Está, aberta a sessão.

Vai lor-se a acta da sessão antece-dento.

Foi hdti e aproiada sem 1 ccla/nacão.

Men^ionou-óe o seguinte

Expediente

Ofícios

Do Cheio do Estado Maior do Exército, participando aão podei aceitar o convite para assisfr u sessão do ho|ii, por se en-contiar do licença, tora de Lisboa.

Para a Seu-etaria.

Do Governadoí, do Patnarcado, participando quo o Si. Patiiarca de Lisboa, nio podo as-sNtii1 à sessão do hoje, por se achar doente, foi a de Lisboa.

Para a Secietona.

Do Sr. Heniique Piies Monteiro, Mera, idem.

Para u Decretai ia.

O Sr. Presidente. — Vovi nomear a Deputação que, em nónio do Congresso devo lecehci no átrio do PalAcio, e introduzir da Sala das Sessões, o Presidente da Re-pública, Sr. Manuel Teixeiia Gomes, eleito pelo Congicsso em (i de Agosto ultimo, para o qiuidnen'o de 1923-19^7

A Cessão de hoje tem por !im dar-so cutupiimento ao disposto no artigo 43.° da Constituirão.

A Deputação é constituída poios seguintes Si s. Congressistas :

Deputados : Sá Cai doso. Abílio Marcai. Vitoriuo Guimaiílei. Jos£ Domingnes dos Santos. João Luib Ricaido. Juão Estêvão Ajrnjs. Barros Quenoz. Jorge NHUL-S. Constâucio rio Olneira. Gincstal Machado.

A gatão Lança. Prazeres da Costa. Lino Neto.

Sonadoies: Catanho de Meneses. Veloz Caroço. Bulhão Pato. Pcrona Gd. Atou&o do Lemos. Ah es do Olueira.. Mendes dos Reis. Procopio de Freitas. Vicento Rauios. Fredcriv.o de Simas.

As 3 liouií, ao som da nPoiiagitcsa», entrou na sala o cortejo presidencial, assim cawpotto: a frente, ein ihia>> alas, o pessoal menor da sala das bessàes, devida-'utente iintfoí nuzado.

SeyiLiãin-se em yrupo, os nienibros da Deputarão.

Quando apareceu S. Ex.a o Sr. Presidente eleito, prorrompei am uva* e aplausos, tanto na sala como ti

Continuavam o coitejo os Ministros, e apôs ele.*, o Decretai 10. Oeral da Presidência da República; seu-etàrios particulares, cftejes dos Gabinetes dos Ministros e oji-ciais de, sen iço.

O Si. Ptesidentc eleito subiu ao estrado da Presidência do Conyresio, c, quando se fez silêncio, p> estou em •bo: alta o compromisso de loma picceituado pela. Constituição:

«Atiimo soleucmontc, pela romba, honra, manter e cumpur com lealdade c ti-deiidadc a Constituição da República, o!)-&ei\ar as leis, prouio\or o bem çcrol da Nação, tusíentar c defendei a mtogi idade c independência da Pátria Portuguesas.

Tanto Js «S'/á. CoinjiessiAas como o pú-blico entubam de pé.

O Sr. Ptesidcntc da Republica assinou fo toi/ipromi*!,o a logo depoit, fé. leitura, da seguinte alocução:

«Srs. Senadoies- e Deputados da Nação:— Muito lho» açivdeço a bonur que me fixeram elegendo me Presidente fU República.

O jiuamcnt-j quo acabo de fazoi1 torna ociosa o inútil qualquc-i- Joclaia«;ão, ou