O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões dq Congresso

Á8 16 horas principiou a fazer-se a •chamada.

O Sr. Presidente:— Estão presentes 79 Srs. Congressistas. Está aberta a sessilo. Vai ler se a acta.

O Sr. Carvalho do Silva(sô6rea acta).— Sr. Presidente: em nome deste lado da Camará, eu desejo que tique consignado na acta o nosso piotesto coutia a ioima como decorreram os trabalhos pai lamentares na sessão de ontem.

Nós somos, Sr. Piesidente, contra a inter\ eucão das galerias nos trabalhos parlamentaies, e entendemos quo, num momento em que a causa da oídem está tam bèiiíimonte arueaçada, o Pai lamento devo ser o primeuo n. dar o exemplo da ordem.

Nestas condições, pela forma como do-correiam ontem os trabalhos do Congresso, não nos parece quo íôsse cs«a a melhor maneir/i da Câmara dar osso exem-

]>'•.•>

E; asMiu, nós pedimos que fique consignado na acta o nosso protesto.

O oiadoí não ieviu.

É apioiada a acta.

O vSr. Presidente:—O Congresso foi convocado a Hm do &e comunicarão Parlamento o resultado das uobsas diligências jiinto do Sr Presidente da Republica, para que ôlc desistisse do seu pedido de renúncia do seu cargo.

Não foi tácil essa tarefa, porque S. Ex.a queria manter esse pedido do renúncia.

No emtairto, os Srs. Congressistas que mo acompanhai a m imocaram do tal modo a situação em que nos poderíamos vir a encontrar, de perturbação da ordem pública, e apelaram de tal mam-iia para os seus nunca desmentidos sentimentos do patriota e de republicano, que S. Ex."

acedeu finalmente a continuar no alto cargo que com tanta dignidade tem exercido ato boje.

Apoiados.

E caso para que todos nós nos congratulemos (Apoiados), porque u3o seria fácil encontrar um cidadão cm quem se reunam tam altas virtudes.

Apoiado?.

E, pois, com o maior prazer, não só como republicano, mas também como português, que eu faro esta comunicação ao Parlamento.

Muitos apoiados.

S. Eor.a não rei, t u.

Os Sri. Congressistas levaritam-se numa aclamação entusiástica à República, à qual se associam as galenas, aclamando S. Ex." o Sr. Pi evidente da Republica.

O Sr. Presidente: — Está encenada a sessão.

Eram 16 Jioras e 30 minutos.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Declarações de voto

Declaro que aprovei as moções apresentadas na sessão de ontem do Congresso, como traduzindo, simplesmente, a expressão do desejo de que S. Ex.a o Sr. Presidente da República desistisse do seu pedido de renúncia, e, poitauto, entendo que, seudo os Poderes Lcgislati\ o e Exe-cuti\o independentes entro M (artigo 6.° da Constituição), não podia o Congresso tomar a deliberação de aceitar a renúncia de S. E\.a, como, aliás, também se veridca pela leitora do artigo l2G.°, n.03 19.° c 38.°, g 2.° da Constituição.

Sala do Congresso da República, 25 de Abril de 1920. — Pinto Bainya.

Para a Secretaria.

Para a acta.