O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DO SENADO

Presidencia do Exmo. Sr. Anselmo Braamcamp Freire

Secretarios os Exmos. Srs.

Antonio Bernardino Roque
Arthur Rovisco Garcia

Presentes - 43 Senadores.

São os seguintes: Abel Acacio de Almeida Botelho, Affonso Henriques do Prado Castro e Lemos, Albano Coutinho, Alberto Carlos da Silveira, Alfredo Botelho de Sousa, Alfredo José Durão, Anibal de Sousa, Dias, Anselmo Augusto da Costa Xavier, Anselmo Braamcamp Freire, Antonio Bernardino Roque, Antonio Joaquim de Sousa Junior, Antonio Ladislau Parreira, Antonio Maria da Silva Barreto, Antonio Pires de Carvalho, Antonio Ribeiro Seixas, Antonio Xavier Correia Barreto, Artur Augusto da Costa, Artur Rovisco Garcia, Bernardino Luis Machado Guimarães, Domingos Tasso de Figueiredo. Evaristo Luis das Neves Ferreira de Carvalho, Faustino da Fonseca, Francisco Antonio Ochôa, Francisco Correia de Lemos, Francisco Eusebio Lourenço Leão, Joaquim José de Sousa Fernandes, Joaquim Pedro Martins, José Estevam de Vasconcellos, José Machado de Serpa. José Maria de Moura Barata Feio Terenas, José Maria de Padua, José Maria Pereira, José Miranda do Valle, José Nunes da Mata, José Relvas, Luis Fortunato da Fonseca, Manuel Goulart de Medeiros, Manuel Martins Cardoso, Manuel de Sousa da Camara, Narciso Alves da Cunha, Pedro Amaral Botto Machado, Ramiro Guedes e Ricardo Paes Gomes.

Não compareceram á sessão os Srs.: Abilio Baeta das Neves Barreto, Adriano Augusto Pimenta, Amaro do Azevedo Gomes, Antão Fernandes de Carvalho, Antonio Augusto Cerqueira Coimbra, Antonio Caetano Macieira Junior, Antonio Ladislau Piçarra, Antonio da Silva e Cunha, Augusto Almeida Monjardino, Bernardo Paes de Almeida, Carlos Richter. Celestino Germano Paes de Almeida, Christovam Moniz, Eduardo Abreu, Eduardo Pinto de Queiroz Montanegro, Elisio Pinto de Almeida Castro, Inacio Magalhães Basto, João José de Freitas, José Antonio Arantes Pedroso Junior, José de Castro, José de Cupertino Ribeiro Junior, Leão Magno Azedo, Manuel José Fernandes Costa, Manuel José de Oliveira, Manuel Rodrigues da Silva, Sebastião de Magalhães Lima, Sebastião Peres Rodrigues e Tomás Antonio da Guarda Cabreira.

Ás 2 horas e 10 minutos da tarde, o Sr. Presidente mandou proceder á chamada.

Tendo-se verificado a presença de 24 Srs. Senadores, S. Exa. declarou aberta a sessão.

Foi lida a acta da sessão anterior.

O Sr. Estevam de Vasconcellos: - Peço a palavra.

O Sr. Presidente: - É sobre a acta?

O Sr. Estevam de Vasconcellos: - Sim, senhor.

O Sr. Presidente: - Tem V. Exa. a palavra sobre a acta.

O Sr. Estevam de Vasconcellos: - Sr. Presidente: A acta menciona, e ainda bem que menciona, porque é necessario que fique consignado, que o Sr. Presidente do Conselho e o Sr. Ministro do Fomento agradeceram as explicações que eu dei ao Senado. Mas ainda peço mais a V. Exa., e é que fique consignado na acta que eu, nas explicações que dei antes de se encerrar a sessão, accentuei, por uma forma muito peremptoria, que não tinha feito insinuações, que nunca fiz insinuações, que nunca farei insinuações, porque em toda a minha honestissima e lealissima vida politica nunca segui, e jamais seguirei, processos dessa ordem.

Tenho dito.

O Sr. Presidente: - Peço a V. Exa. o favor de mandar para a mesa a sua declaração a fim de ser inserida na acta.

O Sr. Estevam de Vasconcellos: - Vou mandá-la.

Leu-se na mesa.

"Desejo que se consigne na acta da ultima sessão que, ao usar da palavra no final da referida sessão, expressamente accentuei não ter feito insinuação alguma ao Exmo. Ministro do Fomento, pois em toda a minha vida politica nunca recorri, a tal systema" . = Estevam de Vasconcellos.

O Sr. Presidente: - Será inserida na acta.

Em seguida é a acta approvada.

Leu-se na mesa o seguinte

EXPEDIENTE

Officio do Sr. Senador Abel Accacio de Almeida Botelho solicitando autorização, nos termos do artigo 20.°, § 2.°, da Constituição, para ir desempenhar uma missão diplomatica no estrangeiro.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Senadores que concedem a autorização a que se refere este officio, tenham a bondade de levantar-se.

Foi concedida.

O Sr. Presidente: - Tambem está sobre a mesa uma communicação do Sr. Senador Adriano Augusto Pimenta. Participa S. Exa. que começa a gozar hoje, 6, a licença que lhe foi concedida.

Tiveram segunda leitura a proposição de lei, vinda da outra Camara e recebida na sessão anterior, relativa a admissão dos candidatos Julio Cardona e Pavia de Magalhães ao concurso da cadeira de rabeca, primeira classe, no Conservatorio de Lisboa; e o projecto de lei apresentado pelo Sr. Senador Nunes da Mata na sessão (3.ª) de 1 do corrente, respeitante á ampliação e outros melhoramentos da biblioteca do Congresso.

O Sr. Albano Coutinho: - Sr. Presidente e Srs. Senadores: com a possivel serenidade e a consciencia per-