O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.º 10

EM 17 DE NOVEMBRO DE 1911

SUMÁRIO. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e aprovação da acta. - Não houve expediente. - O Sr. Presidente propõe um telegrama de saudação ao Senado Brasileiro pelo aniversário da proclamação da República. E aprovado por aclamação. - O Sr. Senador Abílio Barreto lê e fundamenta um projecto de lei relativo ao azeite, fica para segunda leitura. - Teve segunda leitura e é admitido o projecto do Sr. Senador Nunes da Mata sôbre a indústria do mel. - O Sr. Senador Adriano Pimenta propõe um voto de sentimento pela perda do cruzador S. Rafael, o que é aprovado por aclamação. - Manda para a mesa uma nota de interpelação o Sr. Senador Manuel Goulart de Medeiros.

Ordem do dia. - São lidas na mesa as informações respeitantes ao projecto de lei sôbre contribuição predial. Admitido à discussão é aprovado na generalidade. Lido o artigo 1.° usam da palavra os Srs. Senadores Adriano Pimenta, Rovisco Garcia, Artur Costa e José de Castro, que manda para a mesa um aditamento, sendo êste admitido. - Tem ainda a palavra os Srs. Senadores Ladislau Piçarra e Sousa da Câmara. São seguidamente aprovados o artigo 1.°, com seu aditamento e o artigo 2.º. - Entra na sala o novo Govêrno presidido pelo Sr. Augusto de Vasconcelos que lê uma declaração com o programa governativo. - Pedem a palavra os Srs. Senadores Bernardino Machado, Pedro Martins, José de Castro, Adriano Pimenta. Eusébio Leão, Sousa da Câmara, Rovisco Garcia, Ladislau Piçarra e José de Pádua. Respondem a êstes Srs. Senadores os Srs. Presidente do Govêrno (Augusto de Vasconcelos) e Ministro do Fomento (Estêvão de Vasconcelos). - O Sr. Senador Faustino da Fonseca toma a palavra para se ocupar de várias questões que recomenda ao Govêrno, e, por último da Biblioteca Nacional. - O Sr. Senador Arantes Pedroso agradece em nome da marinha o voto de pesar pelo naufrágio do cruzador Sr. Rafael. - O Sr. Presidente designa a sessão imediata e a sua ordem do dia, encerrando a que findara.