O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 28 de Janeiro de 1916

Viçosa e de Mora a Rui-Vaz, construções estas que se tornam de alta importância para o desenvolvimento comercial, industrial e agrícola do distrito de Portalegre em especial, e cm geral do alto e baixo Alentejo e Algarve, e que muito podem concorrer para debelar a crise da falta de trabalho.

Senado, 28 de Janeiro de 1916. — O Senador, José Pais de Vasconcelos Abranches.

Para a /Secretaria, para o devido andamento.

Requerimento

Havendo toda a conveniência em que os serviços da Secretaria do Senado estejam instalados nas proximidades da sala das sessSes desta Câmara, não só para facilitar à Mesa a transmissão das suas ordens sobre os serviços a cargo da mesma secção e se poder exigir o mais rápido cumprimento desaas ordens, mas ainda para que os Srs. Senadores com mais facilidade possam procurar quaisquer informações de que careçam, visto que, instalados como estão os serviços de secretaria, obrigam os Srs. Senadores a percorrer uma grande distância para colherem as informações de que precisem, podendo-se instalar os serviços de secção do Senado na casa onde antigamente estava instalada a Secretaria da Câmara dos Pares, podendo a casa onde actualmente está a secção do Senado servir para ali se instalar qualquer outro serviço;

Havendo também toda a conveniência em que o Senado tenha pelo menos pessoal menor apenas destinado ao seu serviço, a fim de que este se faça com toda a regularidade e não esteja dependente do serviço da Câmara dos Deputados;

Não podendo também admitir-se que a água fornecida na Câmara dos Depurados aos parlamentares seja esterilizada e a que se fornece aos Senadores o não seja, o que constantemente põe em risco a vida destes parlamentares, atendendo á epidemia de tifos que se tem desenvolvido na capital:

Requeiro .que a Mesa do Senado dê as providências necessárias e urgentes para que a secção da Secretaria do Senado seja instalada na casa acima referida, para que o pessoal menor do Senado seja apenas destinado ao seu serviço e para que a

3

água fornecida aos Senadores seja esterilizada.

Senado, 28 de Janeiro de 1916. — O Senador, José Pais de Vasconcelos Abranches.

Representação

Dos empregados da Repartição de Aceitação dos Doentes do Hospital de S. José, pedindo que sejam salvaguardados todos os seus direitos adquiridos no projecto de lei que reorganiza a administração dos hospitais civis de Lisboa.

Para a comissão de higiene.

O Sr. Herculano Galhardo enviou para a Mesa o parecer da comissão de finanças aôbre o projecto de lei abrindo um crédito especial de 2.598$, destinado à reparação da caldeira do Hospital- D. Leonor, das Caldas da Rainha.

Leu se na Mesa um projecto de lei da iniciativa do Sr. Senador Francisco Vicente Ramos, criando uma paróquia civil na povoação de Santo António, do distrito de Angra do Heroísmo.

Para segunda leitura.

O Sr. Presidente: — E quási a hora de se entrar na ordem do dia, mas como não está presente o , Sr. Ministro cio Interior, dou a palavra aos Srs. Senadores, que queiram usar dela antes da ordem do dia.

O Sr. Câmara Leme : —Em nome da comissão de marinha mando para a Mesa o projecto n.° 166.

O Sr. Pais Abranches:—Sr. Presidente: mando para a Mesa a seguinte nota de interpelação.

Leu.

Vai no expediente.

Sr. Presidente: mando também para a Mesa o seguinte requerimento :

Leu.

Vai no expediente.

Sr. Presidente: também chapo a atenção de V. Ex.a para a má instalação que tem a aula de taquigrafia.

É um assunto que depende única e exclusivamente de V. Ex.a e, por isso, chamo para ele a atenção de V. Ex.a