O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da.í Sessões do Senado-

Nào é possível esperar mais, e eu sei, Sr,, Presidente, que, estando a chegar trigo exótico £io Tejo, é possível, havendo boa vontade do Governo, acudir fr Madeira.

Eu não creio, tambOni, Sr. Presidente, que em face duma situaç.no verdadeiramente angustiosa o Governo olhe ao dv3 levo para aquele arquipélago.

Reclamando trigo para a Madeira, espero que o Sr. Ministro da Instrução Pública fará sentir ao seu colega da pasta da Agricultura que não se trata duma exigência impertinente e descabida, mas duma reclamação que deve ser satisfeita imediatamente, porque ó uma necessidade absoluta..

Tenho dito.

O Sr. Ministro da Instrução Pública (Rego Chagas): — Transmitirei ao meu colega da Agricultura as considerações de S. Ex.a e estou certo de que serílo d<_-3-das p='p' imediatas.='imediatas.' providencias='providencias'>

O Sr. Rodrigo Cabral: — Eu desejaria que estivesse presente o Sr. Ministro do Comércio para chamar a sua atenção para um facto que vou referir. Ma;, como S. Ex.a não está presente, eu peço ao titular da pasta da Instrução Pública o favor de transmitir ao seu colega as considerações que vou fazer.

K uma das últimas sessões eu ti-/e ocasião de me referir na presença de S. Ex.a ao posto de telegrafia sem fios, do alta potência, que' está na Il-'ia de S. Miguol e que foi montado ali pelos ingleses no tempo da guerra.

Quando eu falei nisto a S. Ex.a ainda esse posto estava funcionando., mas agora acabo de receber a notícia de que o Go-A'órno Inglês ordenou que esse pôs'.o pa-rasso de funcionar.

Como há urgente necessidade do montar um pôs':o de telegrafia sem fios, cê alta potência, nos Açores, eu lembrei a S. Ex.a que se entrasse em negociações com o Governo Inglês, para a cedência dôs-ie posto, que certamente nos sairia por um preço relativamente baixo.

Como já disse, acabo de ser informado que o Governo Inglês mandou suspender o funcionamento desse posto, o que quere dizer ene logo atrás virá ordem para o desarmamento e os aparelhos retirarem para Inglaterra.

Eu lembrei então, como disse, a conveniência de se adquirir esse posto com a devida antecedência, pois ainda estava lembrado do que sucedeu com as máquinas e oficinas de aeroplanos quo o Governo Americano tinha montado, e que podendo o Governo Português ter adquirido isso por um preço em conta, terá dc-comprar agora por dez vezes mais caro.

Eu peço pois ao Sr. Ministro da Ins-, trução Pública a fineza de transmitir as-minhas considerações aos seus colegas do Comércio e dos Estrangeiros, porque me-parece que esta questão deve ser também tratada diplomaticamente, a fim de que-nós possamos adquirir agora por uma bagatela um serviço de tan*a importância, que mais tarde nos custará muito-dinheiro.

O Sr. Ministro da Instrução (Rego Chagas):-— Pedi a palavra para dizer ao ilustre Senador que acaba de falar que1 transmitirei aos Srs. Ministros do Comércio e dos Negócios Estrangeiros as suas considerações sobre o posto de telegrafia sem fios na Ilha de S. Miguel.

O Sr. Júlio Ribeiro : — Sr. Presidente -peço a V. Ex.a que consulte a Câmara sobre SÊ' concede a urgência e dispensa do Regimento para o projecto de lei n.° 536, que está na Mesa,, e que veio da Câmara dos Deputados.

O Sr. Presidente: — Vai ler-se a proposta de lei para n qual o Sr. André de Freitas pediu a urgência c dispensa do Regimento. A proposta tem o n.° 476.

Lida na Mesa, foi concedida a urgência e dispensa do Regimento. É a seguinte-

Projecto de lei n.» 476

Senhores Senadores.— Não é novidade nem cousa intrincada o que se propõe à vossa consideração e aprovação. E até tudo quanto há de mais correntio, vulgar e vulgarizado. É mais um — mais um — projecto de lei sobre aforamento e venda de bens municipais, em ordem ao ordenamento do que desordenado anda. Uni simples arranjo económico e financeiro, cujo alcance é apercebível ao primeiro exame.