O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

uma ou duas posso;is de iam i li:; dos n.ili-tares falecidos om França paru podyrem visitar as suas sepulturas. Para imprimir e distribuir.

Da comissão de legislação civil bôbre o projecto de lei n.° 653 alterando o artigo 19.° e seus parágrafos da lei

Mandou-se imprimir.

Justificação de faltas

Justificam faltas: os Srs. Manuel Gaspar de Leuios, Rodrigo Álvares Pereira Cabral, Ernesto Júlio Navarro e Bernar-dino Luis Machado Guimarães; e pedido de 20 dias de licença do Sr. Júlio Ernesto de Luís Duque,

Para a comissão de faltas.

O Sr. Presidente: — Consulto o Senado sobre se autoriza o Sr. Lima Alves a ir depor em juízo.

Foi autorizado.

O Sr. Herculano Galhardo:—Em nome dos Srs. St-nadores do Partido Ropubli-cano Português, apresento a V. Ex.a os nossos cumprimentos e felicitações pela sua reeleição.

Aos nossos colegas eleitos secretários, também dirigimos as nossas saudações congratulando-nos pela sua eleição.

Faseemos votos para que V. Ex.L encontre no desempenho do seu alto cargo todas as facilidades, e que, sob a direcção de V. Ex.% o Senado po.ssa continuar a mostrar que não é aquilo que se diz do Parlamento, mas sim qualquer cousa do muito elevado dentro da República.

O orador não reviu.

O Sr. Lima Alves: — Em nome dos Srs. Senadores da ReconstítuTção Nacional, dirijo a V. Es.a as nossas saiidações pela sua reeleição.

V. Ex.a é ama grande individualidade dentro do Parlamento, como 6 uma grande individualidade dentro da República, e a prova de consideração que o Senado lhe acaba de dar é absolutamente justa.

O orador não reviu.

O Sr. Celestino de Almeida: — A reeleição de V. Ex.a para a presidência do Se-

uado. é uma garantia de absoluta imparcialidade na direcção dos trabalhos.

Não tem V. Ex.a de agradecer aos diversos partidos e mais individualidades políticas; do Senado cousa alguma; a sua eleição deve-a V, Ex.1 c, si próprio, como homem, como cidadão o como republicano, e sobretudo como presidente do Senado, que tem sido em várias legislaturas*

Nesta ocasião o Partido Liberal, constituído em oposição* ao Governo, felicita--sfi e congratula-se pela eleição de V. Ex/' para a presidência desta casa e do Congresso.

Acrescentarei ainda que V. Ex.a na presidência representa uma garantia de tra talho desta casa do Congresso, o se tanto fOr necessário, representará ainda o melhor paladino na defesa das funròcs parlamentares e da independência desta casa do Parlamento.

O orador não reviu.

O Sr. Alves Monteiro : — Quando A7". Ex.d subia essa escada e agradeceu ao Senado o voto que lhe acabaxa de dar para presidir às nossas sessões, comprometendo-so a empregar todos os seus esforços para cumprir o seu dever, não era preciso que V. Ex.a o dissesse.

A reeleição de V. Ex.a marca bem claramente que V. Ex.a tem desempenhado sempre com distinção e imparcialidade o cargo que ocupa, e mais, que nós reconhecemos em V. Ex.a uma alta individualidade da República.

Portanto, o Senado honra-se elevando V. Ex.a a esse lugar e reconhece as qualidades que enaltecem a pessoa de V. Ex.a, que o lizeram desde largo tempo uma figura principal da República Portuguesa.

V. E>..a está muito bem nesse lugar.

Eu faço votos para que o Senado da República Portuguesa encarnando em si-o espírito patriótico da r.iça portuguesa faça aquilo que de há muito já devia ter sido feito : a pacificação da família portuguesa, para que a República possa continuar a sua marcha progressha e educadora.

Era nome, pois. dos Senadores Dissidentes, e^u dirijo a V. Ex.a, Sr. Presidente-e a toda a Mesa, as aossas mais respeitosas saudações, e as nossas sinceras ho, menagens.