O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23
Sessão de 15 de Dezembro de 1922
Consulto a Câmara sôbre se entende que o projecto e o respectivo parecer da comissão do Regimento pode ser discutido sem êsse documento ir às secções.
O Sr. Artur Costa (sobre o modo de votar): — Lendo todos os artigos que regulam o assunto, e que são o artigo 83.° e seguintes, nada encontro que faça a mais ligeira referência ao artigo 175.°
Tenho, portanto, de concluir que êste artigo 175.° teve em vista abreviar as alterações do Regimento.
Não vejo, portanto, razão para que o projecto não vá à secção respectiva.
O Sr. Mendes dos Reis (interrompendo): — Qual é a secção então a que há-de ir?
O Orador: — À secção respectiva, talvez à de legislação.
O Sr. Mendes dos Reis (interrompendo): — A secção de legislação não tem nada com êste assunto.
O Orador: — Insisto no meu ponto de vista: não vejo porque é que nós não havemos de mandar o projecto à secção respectiva.
Há-de haver uma secção à qual pode ser submetido êste assunto.
O Sr. Presidente: — Os Srs. Senadores que entendem que o artigo 175.° dispensa o projecto e o parecer da comissão do Regimento de irem à secção têm á bondade de se levantar.
Consultada a Câmara, assim o entendeu.
Pôsto à votação o requerimento do Sr. Mendes dos Reis, para entrar imediatamente em discussão a proposta do Sr. Ramos da Costa, foi aprovado.
É lida na Mesa.
É a seguinte:
Propomos que o artigo 19.° do Regimento seja substituído por «Cada secção reúne pelo menos uma vez por semana». — Ramos da Costa — Costa Júnior — Herculano Galhardo — Dias de Andrade — Alves de Oliveira — Tomás de Vilhena — Lima Alves.
Posta ai votação, foi aprovada.
O Sr. Presidente: — A próxima sessão é têrça-feira à hora regimental, sendo a ordem do dia a eleição dum vogal efectivo e outro substituto para a Junta do Crédito Público.
Está encerrada a sessão.
Eram 19 horas e 6 minutos.
O Redactor — Albano da Canha,
Discurso proferido na sessão n.° 1, de 2 de Dezembro de 1922, e agora integralmente publicado
O Sr. Joaquim Crisóstomo: — Em nome dos Senadores independentes, tenho a honra de cumprimentar V. Ex.ª pela acertada escolha que a Câmara acaba de fazer, elegendo-o para seu Presidente
O nome de V. Ex.ª estava naturalmente indicado, atenta a forma nobre e alevantada como já tem exercido êsse lugar, em passadas legislaturas.
O prestígio de que V. Ex.ª goza é um penhor seguro da correcção como há-de desempenhar as suas funções.
Além de velho republicano é S. Ex.ª um grande patriota, pela isenção que imprime a todos os actos da sua vida, militar e política.
Os Senadores independentes, que se honram com a amizade de V. Ex.ª fazem sinceros votos para que exerça a missão em que a Câmara o acaba de investir, com o brilho e a lialdade que são próprios do seu talento e íntegro carácter de cidadão prestimoso.
Tenho dito.