O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

l

Sessão de 2 de Dezembro de 1924

Presidência do Ex.mo Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex,mos Srs.

Laís Inocência de Ramos Pereira José Joaquim Fernandes de Almeida

O Sr. Presidente: — Agradeço, em meu nome e em nome da Mesa, a amabilidade que a Câmara teve para connosco, em nos tornar a eleger para este alto cargo.

Escusado será dizer à Câmara qae seguirei a mesma orientação quê tenho seguido há perto de dez anos.

Muitos apoiados.

O Sr. Aragão e Brito: —Sr. Presidente: pedi a palavra para apresentar a V. Ex.a os meus cumprimentos e regozijo-me por V. Ex.a ter sido nomeado, mais uma vez, Presidente desta casa do Parlamento.

Esta eleição vem confirmar a tradição de que V. Ex.a goza.

V. Ex.a deixa sempre muitas saudades quando acaba o período duma sessão legislativa; e foi .por isso que tornou a ser eleito para tam alto cargo.

A eleição foi feita por unanimidade, o qae representa a boa direcção qne V. Ex.a tem dado aos trabalhos desta Câmara em. que, já na última sessão da legislatura transacta, tive ensejo de enaltecer as suas qualidades e a forma corno se desempenhou desse lugar, com uma independência e imparcialidade dignas de todo o elogio. - .

Por isso, repito, apresento a V. Ex.a os meus cumprimentos, bem como aos restantes membros eleitos.

O orador não reviu.

O Sr. Catanho de Meneses: —A eleição que acaba de fazer-se, em que V. Ex.a foi eleito, mais uma vez, Presidente desta casa do Parlamento, por unanimidade de votos, significa para nós uma garantia, o por isso, Sr. Presidente, se, em nome deste lado da Câmara, apresento as minhas saudações, é caso também para todos nos felicitarmos. .

Estou convencido, Sr. Presidente, de que V. Ex.a, como até agora, há-de sem-

pre presidir aos trabalhos parlamentares com o critério de sempre.

V. Ex."a pode contar com este lado da

.Câmara para, em qualquer circunstância,

lhe significar a nossa simpatia e apreço.

Sr. Presidente: não devo esquecer ao .mesmo tempo os.dignos secretários, que acabam de ser eleitos, que tam .delicada e inteligentemente têm' desempenhado o seu lugar. . . .

Não me posso esquecer também daqueles que, nos impedimentos de V. Ex.a, ocuparam o lugar da Presidência, o Sr. G-aspar de Lemos, deste lado da Câmara, e o Sr.. Afonso de Lemos, que são pessoas de .alto relevo dentro desta casa do Parlamento, que mais de uma vez têm mostrado -a sua ilustração a maneira elevada e grande patriotismo como tratam sempre ã~s questões.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—Sr. Presidente: apresento a V. Ex.a e à Mesa os meus cumprimentos e os deste lado da Câmara.

Faço-o com profunda satisfação.

Se do meu voto dependesse que V. Ex.a , ocupasse vitalicíamente esse lugar, poderia V. Ex.a. contar coin ele, porque tenho ' a certeza que se o Governo do meu partido — pois ó muito provável que ainda venha a formar gabinete — estivesse nessas cadeiras, ele nada teria a recear da parte de V. Éx.a Certo, encontraria em. V. Ex.a a mesma atitude de imparcialidade qae encontram todos aqueles que se têm sentado nestas cadeiras.