O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE JUNHO DE 1955 561

QUADRO XI

Exportação de conservas de peixe

(Ver tabela na imagem)

(a) Números provisórios.

41. A exportação de conservas de peixe e de conservas de sardinha por zonas monetárias consta, respectivamente, dos quadros XII e XIII.

QUADRO XII

Exportação de conservas de peixe, por zonas monetárias

(ver tabela na imagem)

(a) Números provisórios.

QUADRO XIII

Exportação de conservas de sardinha, por zonas monetárias

(ver tabela na imagem)

(a) Números provisórios.

Em rápida apreciação dos quadros conclui-se que:

a) Os países participantes da Organização Europeia de Cooperação Económica -países membros da União Europeia de Pagamentos - e seus territórios absorvem o grosso da exportação total de conservas de peixe e da exportação de conservas de sardinha;
b) As exportações para esta zona traduzem, nos últimos cinco anos, uma tendência de expansão contínua;
c) Ao hemisfério ocidental onde ocupam lugar de destaque os países que pagam em dólares cabe a segunda posição;
d) No período em exame as exportações para este hemisfério não acusam tendência de expansão, registando-se mesmo, em 1954, quebra sensível de valor e tonelagem, tanto no que diz respeito ao conjunto das conservas de peixe como no que toca às sardinhas em azeite ou molhos;
e) A exportação para outros mercados cresce sucessivamente de 1950 a 1954.
Embora, como mais tarde se esclarecerá, tenha hoje menos importância, no aspecto cambial, a distinção entre países participantes (membros da U. E. F.) e países da zona dólar, é de lamentar a tendência de concentração da exportação nos países europeus, como é de salientar, pelo seu interesse, o esforço de alargamento de mercados que a evolução da coluna «Outros países» traduz.