O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE OUTUBRO DE 1964 569

QUADRO VI

Operações realizadas (a)

[Ver tabela na imagem]

(a) Elementos fornecidos pelo Banco de Fomento Nacional.

Dado que as «operações de garantia» não constituem financiamentos e que as «operações diversas» são operações transitórias reembolsáveis mediante recursos a obter noutras fontes pelas empresas financiadas, na análise que se segue apenas se consideram os empréstimos directos e as participações financeiras.

24. A repartição dos empréstimos directos por sectores de actividade consta do quadro VII, onde se distinguiu entre empréstimos concedidos na metrópole e no ultramar.
Pelo quadro se conclui que, na metrópole, o sector mais beneficiado pela intervenção do Banco foi o da electricidade, que absorveu cerca de 54 por cento do total dos empréstimos concedidos, seguindo-se o das indústrias transformadoras, a que correspondeu 36 por cento daquele total, mas com um número de operações largamente superior.
No ultramar, a primazia pertenceu ao sector da construção e obras públicas, logo seguido pelos sectores da electricidade e das indústrias transformadoras.

QUADRO VII

Empréstimos realizados (a)

[Ver tabela na imagem]

(a) Elementos fornecidos polo Banco de Fomento Nacional.

25. Os financiamentos realizados através da tomada de acções e obrigações (participações financeiras) representaram cerca de 4 por cento do total das operações efectuadas e distribuíram-se sectorialmente, entre a metrópole e o ultramar, da forma seguinte.