O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 DE JUNHO DE 1967 1151

[ver tabela na imagem]

28. Expressa em percentagens relativamente aos valores globais, foi a seguinte a evolução das despesas no período de 1955-1965.

[ver tabela na imagem]

O acréscimo sofrido pela despesa ordinária foi de cerca de 127 000 contos, ou seja do 138 por cento Faia esse aumento contribuíram, principalmente, as despesas com «Administração geral e fiscalização», «Serviços de fomento», «Serviços de marinha» e «Encargos gerais».

29. Comparando as receitas e despesas ordinárias encontra-se uma poupança de volume muito irregular até 1961. A parte deste ano aumenta consideràvelmente, atingindo no fim do período em análise cerca de 41 000 contos.

[ver tabela na imagem]

30. Na esteira do que aconteceu com o Plano Intercalar, propõe-se a província financiar inteiramente o III Plano de Fomento com os seus próprios recursos, já que a situação financeira tem perspectivas de evolução favorável, o que permite encarai a efectivação do programa imperativo de investimentos propostos paia o período de 1968-1973 sem considerar a necessidade do recurso a financiamentos externos. O financiamento por conta do orçamento geral (extraordinário), no valor de 130 900 contos, terá como contrapartida as poupanças orçamentais (saldos orçamentais e de exercício), que constituirão a fonte principal e se admite sejam suficientes para cobrir os encargos, e, subsidiariamente, outras receitas extraordinárias, a saber lúcios de amoedação ou de valores monetários retirados da circulação e recurso ao fundo de reserva.
É de admitir, no entanto, que a situação financeira dispensará o recurso a estas fontes subsidiárias, por desnecessário, visto a fonte principal evidenciar capacidade para satisfazei n cobertura total dos financiamentos previstos Essa capacidade decorre da evolução tendencial das receitas e despesas ordinárias, que denunciam uma poupança ascensional cada vez mais relevante, como se pode