O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

512 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 56

2. As estatísticas disponíveis não são ainda suficientes para uma análise da formação da poupança, pelo que em cada ano teve de recorrer-se ao conceito de poupança aplicada na formação interna bruta de capital, supondo a igualdade Ex post entre poupança e investimento.
Seria necessário considerar outras aplicações da poupança, para além da aplicação na F. I. B. c. , nomeadamente na amortização de dívidas e no acréscimo de disponibilidades monetárias, bem como as filtrações não registadas para o estrangeiro.
Os valores da série relativa à poupança externa líquida não são comparáveis, em virtude de só a partir de 1964 ter sido possível considerar todas as rubricas da balança de pagamentos entre a metrópole e o ultramar, pelo que os valores até 1963, inclusive, se encontram sobreavaliados. Com efeito, até essa data apenas se contabilizava o comércio especial entre a metrópole e o ultramar (C. I. F. ), faltando considerar, portanto, uma parte das rubricas da balança dos invisíveis correntes. Embora se não possa determinar a parte em causa, interessa conhecer o valor do saldo desta balança em 1964 e 1965, que foi de, respectivamente, 1 700 000 e 1 100 000 contos1 .

______________

1 Em 1966 baixou para 40,6 milhões de contos.

QUADRO II
Poupança disponível
(Preços correntes em milhões de contos)
[Ver quadro na imagem]