O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 DE JUNHO DE 1967 967

Balança de pagamentos externos

[ver tabela na imagem]

24. Decompondo este quadro global nos seus dois elementos componentes básicos -balança de pagamentos interterritorial e balança de pagamentos internacional -, verifica-se que os saldos apurados silo resultantes da combinação sistemática de saldos negativos na primeira destas balanças com saldos fortemente favoráveis na Segunda.

[ver tabela na imagem]

For uma análise mais pormenorizada das diversas operações com os territórios nacionais, verifica-se que a única lúbrica que apresenta saldo positivo, digno de ser considerado, é a do Estado, contribuindo mais fortemente para o saldo negativo global as rubricas «Transferências privadas», «Rendimento de capitais», «Turismo» e «Mercadorias» Esta última denuncia o desequilíbrio de troca comerciais com o espaço económico nacional, embora o valor apoiado apareça um pouco superior à realidade, na medida em que não estão contabilizados todos os cambiais, em virtude da manutenção de regimes contra tais especiais.

Balança de pagamentos com territórios nacionais

[ver tabela na imagem]

As rubricas «Transferências privadas» e «Turismo» ré flectem os efeitos de estrutura demográfica caracterizada por um largo sector da população fortemente ligado ainda aos territórios de naturalidade, além da propensão & exportação de poupanças verificada, em regra, nas economias em vias de desenvolvimento
A rubrica «Rendimento de capitais» mostra o grande dependência em que o investimento na província se encontra do mercado de capitais metropolitano.
ara normalizar a situação dos pagamentos interterritoriais de Angola, foram recentemente tomadas pelo