O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

756 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 43

Henrique Linhares de Lima.
Herculano Amorim Ferreira.
Horácio José de Sá Viana Rebelo.
Jaime Joaquim Pimenta Prezado.
Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa.
João Antunes Guimarães.
João Cerveira Pinto.
João Luís Augusto das Neves.
Joaquim Mendes do Amaral.
Joaquim de Oliveira Galem.
Joaquim de Pinho Brandão.
Joaquim dos Santos Quelhas Lima.
José Cardoso de Matos.
José Diogo de Mascarenhas Gaivão.
José Garcia Nunes Mexia.
José Gualberto de Sá Carneiro.
José Guilherme de Melo e Castro.
José Luís da Silva Dias.
José Maria Braga da Cruz.
José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão.
José Pinto Meneres.
José Soares da Fonseca.
Luís Filipe da Fonseca Morais Alçada.
Luís Maria Lopes da Fonseca.
Manuel Domingues Basto.
Manuel Hermenegildo Lourinho.
Manuel Lopes de Almeida.
Manuel Maria Sarmento Rodrigues.
Manuel de Sousa Meneses.
Manuel de Sousa Rosal Júnior.
Mário de Figueiredo.
Pedro de Chaves Cymbron Borges de Sousa.
Ricardo Vaz Monteiro.
Salvador Nunes Teixeira.
Sebastião Garcia Ramires.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.
Vasco de Campos.
Vasco Lopes Alves.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 70 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 15 horas e 30 minutos.

Antes da ordem do dia

Deu-se conta do seguinte

Expediente

Ofício

Da comissão administradora da Biblioteca do Honorável Congresso da Nação Argentina, dando conhecimento do 1.º Congresso Internacional Coordenador de Bibliotecas Parlamentares, a realizar-se em Buenos Aires de 7 a 16 de Julho do ano corrente.

O Sr. Presidente: - Estão na Mesa os elementos fornecidos pelo Ministério da Marinha satisfazendo o n.º 1 do requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Miguel Basto na sessão de 28 do mês findo.
Vão ser entregues ao referido Sr. Deputado.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Antunes Guimarães.

O Sr. Antunes Guimarães: - Sr. Presidente: está de luto a cidade do Porto. Melhor dizendo: está de luto todo aquele importante distrito e acompanha-o de perto, com os corações a chorar, toda a Nação Portuguesa.
Quando regressavam a seus lares, após um dia de labor duro e tenaz, muitas dezenas de trabalhadores, ansiosos do conforto cio lar e à procura de um pouco de descanso, para recomeçarem no dia seguinte a sua faina interrompida apenas por algumas horas, deu-se no rio Douro uma tragédia horrível que a todos profundamente contristou.
A embarcação em que confiadamente seguiam abalroou contra a lingueta de um cais e rapidamente se submergiu, arrastando para o leito profundo do rio Douro todos os seus passageiros e tripulantes. Alguns se salvaram.
Mas bastantes dezenas de vidas preciosas, de vidas de trabalhadores portugueses, ali se perderam, tendo sido baldados todos os esforços - e muitos e muito devotados foram eles - para os salvar.
Todas as autoridades, com o governador civil à sua frente, a União Nacional, associações, grémios, sindicatos, em suma, todos os organismos o a população inteira significaram às câmaras municipais dos concelhos mais atingidos pela tragédia o seu profundo pesar.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Permita, Sr. Presidente, que eu proponha, na qualidade de Deputado pelo círculo do Porto, e interpretando também os sentimentos dos meus ilustres colegas ali eleitos, que a Assembleia Nacional se associe ao grande luto que pesa sobre aquele distrito e sobre toda a Nação e se comunique este voto ao respectivo governador civil o presidentes das câmaras municipais.
Disse.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Antunes Guimarães acabou de assinalar na sessão de hoje á catástrofe ocorrida há dias no rio Douro, que enlutou profundamente o distrito do Porto e o País, e propus, no fim da sua intervenção, que a Assembleia exprimisse o seu pesar pelo tristíssimo acontecimento e o transmitisse oficialmente às câmaras municipais daquele distrito.
Não tenho dúvidas de que as palavras do ilustre Deputado encontraram um eco de solidariedade dentro desta Casa e de que deu satisfação aos desejos da Assembleia fazendo incluir na acta de hoje o nosso grande pesar por aquele acontecimento e enviando ao governador civil do Porto e aos presidentes das Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Gondomar, concelhos mais fundamente atingidos, a expressão do nosso sentimento.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Pausa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pinto Barriga.

O Sr. Pinto Barriga: - Sr. Presidente: anunciei vários avisos prévios e tenho de agradecer, muito penhorado, a prontidão das respostas já fornecidas. Mas é difícil, pela insuficiência dos elementos obtidos, marcar as directrizes da nossa política económica internacional, porque neste ponto são notoriamente insuficientes os dados conseguidos.
O Instituto Nacional de Estatística, que é servido por um pessoal absolutamente competente, precisa adaptar-se às condições novas da nossa economia e, assim, enquadrar os elementos estatísticos da organização corporativa e completar os quadros estatísticos no que se refere à economia imperial. É conveniente também afeiçoar a prá-