O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1972 3494-(13)

No que respeita à distribuição de estrangeiros por actividades económicas (mapa IV), verifica-se que o maior número a partir de 1968 se ocupa nas "Indústrias transformadoras", p que não é de estranhar, dada a sua importância no conjunto da economia nacional.

A segunda posição no mapa em referência cabe à rubrica "Comércio, bancos, seguros e operações sobre imóveis", que, no ano último, ocuparam 1468 estrangeiros, seguindo-se com 716 a rubrica "Serviços".

MAPA IV

Estrangeiros autorizados a trabalhar em Portugal, por actividades económicas

[...ver tabela na imagem]

(a) Não estão incluídos os profissionais de espectáculos.

Fonte: Direcção-Geral do Trabalho e Corporações.

Quanto às profissões exercidas- por estrangeiros (mapa V), avultam as de técnicos especializados em montagens, reparações e afinações de máquinas, aparelhos e equipamentos diversos (1006 no último ano), as de administradores e gerentes, directores e equivalentes (1112 no mesmo ano, número já relativamente elevado para as condições actuais da nossa economia), as de correspondentes, tradutores, intérpretes e esteno-dactilógrafos (321), as de professores de línguas (255), os de instrutores e assistentes técnicos (190) e as de técnicos (149).

[...ver tabela na imagem]