O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

312 I SÉRIE - NÚMERO 11

O Governo tem estado permanentemente atento ao interior do Pais e designadamente ao distrito da Guarda onde os autarcas que se empenharam verdadeiramente e sem demagogia no desenvolvimento dos seus concelhos podem hoje mostrar a obra realizada e dizer que acompanharam o esforço do poder central.
Hoje há uma ligação rápida com o distrito daí Guarda atra és do itinerário principal n 5 há uma rede viária melhorada e há no os projectos uns já em curso outros com calendarização já anotada.
Nos primeiros poderei referir a estrada Meda Marialva (anseio de há várias décadas) e o troço Vilar Formoso Almeida Nos segundos referirei como exemplo a liga cão Almeida Figueira Barca de Alva a beneficiação em 1990 da estrada Gouveia Mangualde (aspiração do concelho de Gouveia) e a já anunciada beneficiação da estrada Aguiar da Beira Sátão em 1990 que tão importante vai ser para o desenvolvimento do concelho de Aguiar da Beira.
Hoje há o Instituto Politécnico da Guarda que integra a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão escolas que envolvem um total de 800 alunos O EPG é aliás - excepção feita ao IPS - o maior investimento feito no distrito (2 milhões de contos) e é já na actualidade um destacado factor de desenvolvimento cultural e cientifico bem como um forte contributo para a fixação de quadros técnicos indispensáveis ao desenvolvimento da região.
Hoje há um conjunto significativo de equipamentos na área da Segurança Social dispondo o Centro Regional de Segurança Social de um novo e funcionai edifício onde os meios informáticos permitem um serviço mais rápido e eficaz aos beneficiários. Há igualmente - e a este m e uma estreita cooperação entre o Centro Regional de Segurança Social e as instituições particulares de solidariedade social Dai que falar dos Centros do Dia de Figueira de Castelo Rodrigo e de Vila Nova de Foz Côa ou dos Jardins Infantis de Pinhel de Celorico da Beira e de Gouveia é apontar testemunhos concretos e objectivos deste relacionamento e de uma nova realidade.
Sr. Presidente Srs. Deputados: No distrito da Guarda há hoje o dinamismo dos serviços ligados à juventude à extensão educação a à formação profissional à cultura.
Há projectos novos no campo empresarial.
Aqui quero referir que amanhã será dado mais um grande passo para a implementação da Sociedade de Fomento Empresarial da Guarda que vai congregar os esforços conjuntos do Núcleo Empresarial da Região da Guarda industriais e empresários autarcas instituições financeiras seguradoras e entidades públicas e privadas.
Hoje há também a certeza de novos empreendimentos que vão desde a construção do futuro complexo do Instituto Politécnico - com as obras do edifício dos serviços comuns já a decorrerem e da Escola de Tecnologia já adjudicadas - passando depois pelos novos Palácios da Justiça de Almeida Vila Nova de Foz Côa Fornos de Algodres e Seia.
E porque não referir a construção já anunciada de pavilhões gimnodesportivos em Vilar Formoso e Aguiar da Beira ou as Escolas C+S de Fornos de Algodres e Tourais Paranhos e da Escola Secundária de Aguiar da Beira?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente Srs. Deputados: O distrito da Guarda está em progressiva mudança. E nessa mudança vão também interferir instituições como as ^Escolas de Formação Profissional de Trancoso de Celorico da Beira e de Figueira de Castelo Rodrigo ou o Centro de Formação para Agricultores de Vila Nova de Foz Côa Aliás naquele concelho esboçam se projectos promissores para a reconversão do amendoal.
Na área do turismo há também grandes expectativas realçadas pela na estabilidade do Douro que constitui uma importante via de penetração para a zona norte do distrito da Guarda Zona onde como recentemente sublinhou o meu colega de bancada Silva Carvalho- ha um vasto património histórico artístico e cultural por redescobrir Neste aspecto em Almeida foi já dado um passo importante refiro me ao I Simpósio de Arquitectura Militar Abaluartada realizado de 26 a 29 de Outubro.
Sr. Presidente Srs. Deputados Com esta modesta alusão às transformações que o distrito da Guarda está a registar não quero de forma alguma dizer que tudo está bem ou que tudo está feito Pretendo tão somente transmitir realidades que alguns ingénua ou desesperadamente teimam em negar.
Há que prosseguir com no os projectos dar no a atenção a sectores como a agricultura e a agro-pecuária E aqui quero frisar que é urgente a definição da entidade certificadora do queijo da serra da Estrela. E ai - agora refiro me à serra em si - é imperioso desenvolver objectiva e criteriosamente o turismo e aproveitar as inúmeras potencialidades naturais.
O distrito está a mudar. Nós acreditamos na mudança estamos empenhados nela e acreditamos no futuro e no progresso do distrito da Guarda.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveu se para pedir esclarecimentos ao Sr Deputado Alexandre Monteiro o Sr. Deputado Carlos Luis Tem a palavra Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Luís (PS): - Sr Deputado Alexandre Monteiro ouvi atentamente a sua intervenção e à ser semelhança do que aqui foi dito no passado dia 24 de Outubro também V. Ex.ª nos fez uma intervenção que dá a quem a escuta a impressão que tudo está feito no distrito da Guarda que nesse distrito tudo caminha a cem por cento.
A realidade é que quando olhamos para o PIDDAC verificamos que os números são reais são concretos e dispensam qualquer comentário.

O Sr. Silva Marques (PSD) - Muito bem!

O Orador: - Uma coisa são as palavras Sr. Deputado e outra coisa são os actos Segundo deduzi das suas pala rãs o distrito da Guarda está em plena evolução está a caminho da Europa. De facto a Guarda é um dos distritos que mais perto está de Bruxelas mas é também aquele que na realidade mais afastado esta dos centros de decisão e de progresso.
Gostara que me dissesse Sr Deputado como é que caracteriza como é que interpreta o protesto dos 500 trabalhadores - ou mais - daquele distrito contra o dês mantelamento da Fábrica Renault e muito concretamente o que é que vai ser em sua oposição o futuro dessa fábrica e muito em especial dos seus trabalhadores Que resposta tem o Governo Sr. Deputado para esses 500 trabalhadores sabendo se como se sabe que a Renault é uma das maiores empresas - se não a maior - do distrito da Guarda pioneira na montagem de automóveis

Páginas Relacionadas
Página 0343:
8 DE NOVEMBRO DE 1989 343 sentou uma participação, uma só que fosse, sobre qualquer process
Pág.Página 343